Tira Teimas Tem Maior Premiacao
07/02/2012
« Voltar

Tenho reparado que a categoria Tira Teima tem ganho maior importancia na modalidade.  E so ver agora a prova do final de semana em Ribeirao Preto, a prova Copa Ouro e agora a prova do NBHA Parana.

Mesmo sem ter o RMT dado pela ABQM por nao poder ser oficializada, o numero de inscricoes nessa categoria tem sido muito grande, quase sempre superior a Aberta com RMT.

Basta nota que o a maior categoria de 2011 foi em Bauru com cerca de 800 inscricoes e foi um tira teima.

Agora fica minha duvida - sera isso uma indicacao que o RMT esta perdendo importancia ou sera que e uma coisa especifica, a famosa jabuticaba?

Vai demorar um pouco mais para acontecer, mas com o ranking em premios ganhando tracao (mais 1 ou 2 anos), acredito que essa dinamica que assistimos hoje nos TT sera a regra e nao a excecao.

A ver.




Comentários
» Enviar seu comentário


09/02/2012
Maeda

Bom dia a todos que acompanham o blog, gostaria de aproveitar o marcelo e fazer uma pergunta sobre um item bem polemico, caro Marcelo, qual o regulamento de Anti-Doping que usam? Usam os mesmos padroes da AQHA?
Obrigado
07/02/2012
Marcello Xavier

O Tira Teima é uma categoria criada para pagar parte dos custos do evento a função dela é apenas de arrecadar. Vamos a um exemplo em Bauru foram feitas 800 inscrições nas tres passadas permitidas. Deve ter arrecadado no minimo R$ 130 mil. A premição foi 1 carro, 12 motos e 6 mil em dinheiro.
Então passa a ser atrativa, porém muitos cavalos que lá estavam foram empistar, no regulamento o peso era livre, não há verificação de nenhuma regra quanto a propriedade de animais, as unicas regras validadas se referiam ao percurso e verificação de sangue. Isso me faz lembrar de uma categoria que inventaram no passado chamada de cavalo iniciante (não tinha prêmio, os cavalos corriam com qualquer equipamento, não tinha peso, não havia limite de passadas por animal, e o que era curioso nessa época os cavalos inciantes eram todos velhos de prova).
O Tira Teima esta criando algumas aberrações no transcorrer da prova. Por exemplo após o término da primeira passada com os tempos definidos o pessoal que vai para a segunda passada tenta melhorar a marca para buscar o prêmio maior (carro), só que o tempo deles já dava direito a uma moto na divisão de D`s, ai o cara vai lá melhora a marca só que ainda insuficiente para ganhar o carro, só que como consequencia sai da faixa do D que lhe dava a moto da primeira passada. Ai o esperto chega na inspeção de equipamento e diz que não quer validar a passada. Ou seja como dizem por ai "quem tudo quer nada tem", pois se não houve nenhuma penalidade, o cavalo não sangrou, o tempo dele tem que ser validado, já que a opção da segunda passada foi dele e é mais justo também para quem só fez uma passada.
Minha preocupação com relação ao TIRA TEIMA refere-se apenas ao bem estar animal. Os cavalos estão sendo levados a exaustão atrás de um prêmio que as vezes aos olhos parece ser vantajoso, porém sabemos que se algo de mais grave ocorrer com o animal as consequencias serão bem maiores que o prêmio. Acho o Tira Teima importante, mais acho que um cavalo que faz três passadas não deveria se inscrever em outras categorias, pois vemos o mesmo cavalo no Tira Teima, Exibição, Aberta Senior e Amador no minimo.
07/02/2012
josé ricardo neder

De fato o tira teima tem dado mais inscrições, mas, não podemos esquecer que pode serem feitas muitas inscrições, com o mesmo conjunto, vamos
torcer para não acontecer o que aconteceu com o laço em dupla.
Neder
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos