Potros de 3 ou 4 Anos?
13/09/2011
« Voltar

Tenho reparado que alguns campeonatos regionais e ate provas grandes estao antecipando as geracoes nas provas e derbies para potros.

Acho que todos nos que participamos, organizamos, ou simplesmente vamos as provas de tambor queremos ver um padrao de atuacao para que possamos ter uma mesma dinamica de prova seja no sul ou norte do Brasil.

Digo isso porque agora estou vendo provas para potros de 3 anos comecando o ano hipico - excluindo os potros de 4 anos hipicos. 

O foco nas categorias iniciante ou seja potro do futuro deveria ser os potros com 4 anos hipicos nao 3, especialmente no comeco do ano hipico!

Acho ate que podemos incluir potros com 3 anos hipicos (fica a criterio do competidor apesar de nao ser ideal), mas o foco deveria ser a potrada com 4 anos que esta de fato comencado sua carreira na modalidade de forma pratica.

Para resumir, a categoria PF e iniciante deveria ser para potros de 3 e 4 anos hipicos e nao so para 3 anos hipicos como estou vendo (Geracao 2007 e 2008).  Afinal a geracao 2007 so agora esta comecando a correr de fato os potros do futuro!

O Derby e para cavalos de 5 anos hipicos, mas como hoje existe a Aberta Junior (para cavalos com ate 6 anos hipicos), ela na pratica seria o equivalente do Derby americano.

Pensem nisso e vamos ajudar o tambor a ter um padrao - senao corremos o risco de termos varias regras diferentes e ai vai reinar a confusao, o que nao ajuda a modalidade. 

Um outro exemplo em relacao a isso e o intervalo de tempo das divisoes - cada prova usa um e nao so o 500 milesimos como deveria ser. 

Precisamos adotar um padrao para o tambor com base nas regras universais e uma premiacao divisional.  Com isso o crescimento e o sucesso da modalidade estarao garantidos por muitos e muitos anos!

Vamos pensar melhor sobre a questao para que possamos ter um padrao de atuacao. 

Na minha opiniao o padrao deveria ser:

Potro do Futuro ou Iniciante: Cavalos de ate 4 anos hipicos

Categoria Derby: Cavalos com ate 6 anos hipicos para que seja o equivalente a Abert Junior da ABQM

Sobre o padrao do intervalo de tempo, este deveria ser de 500 milesimos sempre. 

Comentarios sao bem vindos!




Comentários
» Enviar seu comentário


21/09/2011
jose roberto aragão

Oi Tomas td bem vc não vai colocar os resultados das provas do dia 17 de setembro... Um abraço Teo.
14/09/2011
Marcello Xavier

De fato temos muitas categorias e o que é pior usando sempre os mesmos cavalos. Nos EUA já que o povo gosta de comparar, o cavalo da Aberta é um do Amador é outro e do Jovem é outro. Tanto é que nas provas da BFA corre todo mundo junto e separam-se os resultados.
Quanto ao iniciante não pontuar para RMT acho um desperdicio uma vez que se a prova esta dentro das regras não tem porque não pontuar e premiar.
Acho que esse negocio de organizar pista para treino é um disperdicio de tempo uma vez que treino tem que ser em casa e não na prova. No maximo deixar fazer reconhecimento de pista. ABS.
14/09/2011
thomas souza

Muito bom os comentarios enviados!

Acho que precisamos refletir sobre tudo isso! Sera que estamos criando categorias de mais e fatiando de mais a modalidade...

Corremos o risco de logo termos categorias para cada ano dos animais, para cada ano dos competidores...complicado!

Por isso temos que criar uma Exibicao que seja de fato um treino pago para que os animais de todas as idades corram sem se preocupar com pontos de registro de merito ou em dinheiro. Acho que se ABQM parar de dar pontos de RMT para as categorias iniciantes ou de exibicao isso acaba e ai sim teremos uma categoria de treino pura e simplesmente para todas as idades!

Fica a sugestao...
14/09/2011
josé ricardo neder

A confusão toda está acontecendo porque a ABQM mudou o prova do potro do futuro para o mes de outubro, mas na verdade o ano hipico termina no dia
30de junho, então os animais nascidos em 2007 já não são mais potros pois já começou um outro ano hipico no dia 1° de julho (A ABQM só mudou a
data da prova pois quando ocorria no mes de julho com o Nacional era muito apertado as provas terminavam quase todas de madrugada), na minha opinião,
particularmente acho que os campeonatos que começaram depois do dia 1° de julho de 2011 deveriam aceitar para as provas ditas potro do futuro
somente animais 2008, que na verdade a Abqm não considera como potro do futuro mais sim como animais iniciantes e tb. a prova ficaria mais pareia,.
pois colocar na mesma categoria potros que estão começando a sairem de casa agora para empistar concorrer com animais que na verdade já não são
mais potros.

Abçs. Neder
14/09/2011
Marcello Xavier

Somente para esclarecer temos a seguinte condição. O evento denominado Potro do Futuro é destinado para animais com 4 anos hipicos (nesse ano geração 2007). A data base para calculo de idade é o dia 1/07/2011 essa é a regra para Eventos denomindos Potro do Futuro.
Temos uma outra categoria dentro dos eventos (Núcleos, ABQM, Associações, provas particulares, etc....) denominada cavalo iniciante exclusiva para animais da geração 2008 usando como data base o dia 01/07/2011. Essa categoria seria a equivalente a Juvenile nos EUA.
A categoria iniciante é foi criada para que os animais mais jovens começassem a ser empistados até chegar o grande evento Potro do Futuro.
O evento Potro do Futuro deveria ser realizado pelo Núcleos e Associações e por particulares depois de 01/07 e não antes disso como tem ocorrido.
Existe também uma confusão pois o Potro do Futuro não é uma categoria de competição dentro de um campeonato e sim um evento exclusivo para animais de uma determinada geração de idade.
13/09/2011
Ubiratan Melo

Realmente está existindo essa confusão com os anos hipícos para potros. O regulamento da ABQM determina uma coisa para potro do fututo (até quatro anos hípicos) e alguns núcleos estão adotando três anos hípicos. Mas segundo os próprios núcleos a determinação para isso tem respaldo pela ABQM. Falta um maior esclarecimento desses fatos e de fato deveria haver uma unica regra, independente do campeonato ser regional ou nacional. Está faltando ainda para o nosso esporte uniformidade das regras
13/09/2011
Cristina

Prezado Thomas, é por varios detalhes como este é que aguardamos sua presença na administração da ABQM, entendo que se a prova é homologada pela ABQM, deva-se cumprir todas as regras da mesma não é, ai sim teriamos um padrão.
abçs a todos. Cristina
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos