Uma Coisa em Comum!
28/07/2011
« Voltar

Para quem adora ficar fussando a genetica ganhadora.

Andei olhando as maes dos animais que foram destaque no Nacional ABQM.

Uma coisa e certa - dos 10 melhores tempos, 9 tem como mae eguas de linhagem de corrida e a unica que nao tem, a Zirconita tem simplesmente a melhor produtora de todos os tempos do tambor, Bianca EB 33 (que uns acreditam e uma cruza com uma egua PSI!).

Entao, quem esta acasalando, e bom ficar de olho nisso! Tambor e tempo! E tempo e resultado!




Comentários
» Enviar seu comentário


28/07/2011
Gustavo Monteiro

Thomas, aproveitando o gancho, uma coisa que tem me chamado muita atenção nos cruzamentos que estão ganhando nos EUA, é a quantidade de infusão de sangue PSI (TB) nas linhagens maternas ganhadoras, bem como o conhecimento dos criadores de quais linhagens de PSI vão bem no tambor.

Como exemplo, temos as cruzas mágicas de Dash ta Fame com Murrtheblurr, Lanes Leister, Coup de Kas, Kaskatia, Raise a Native, etc... Puro Sangues que começam a fazer história no QM. Os DTF por serem muito viradores, tiveram as suas melhores cruzas com sangues de velocidade.

É sabido que no começo do QM no Brasil era comum o cruzamento com PSI, mesmo aparecendo que as éguas eram comuns, na verdade o cruzamento já era um apêndice. (exemplo que você nos deu na matéria)

Para ilustrar, peguei na Barrel Horse News de Abril deste ano, o ranking onde aparecem as maiores produtoras de tambor do último ano nos EUA. Das 15 primeiras, 6 têm infusão direta de sangue PSI no máximo até a terceira geração (avós). Isso sem falar dos PSI lá atrás como Raise your Glass, Three Bars, etc e tal que já são mais conhecidos de todos. Ou seja, 40% das produtoras tem infusão direta de PSI.

Se tambor é tempo, se destacará no futuro quem souber tirar o máximo das linhagens de corrida, sem espaná-las. Aí vamos ter que aumentar nossos cuidados e paciência com os animais por serem linhagens mais quentes e de manejo mais delicado. Não é só o cavalo que está evoluindo, mas o cavaleiro e treinador também.

Abraço
Gustavo
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos