GPR3 - Um Divisor de Tempo no Tambor
23/03/2011
« Voltar

O GPR3 na Arena Raphaela foi sem duvida um divisor na linha do tempo do tambor.  Obrigado a Familia Rugolo por representar essa mudança com sua ousadia, visao e determinacao.  Se o tambor tivesse mais gente como os Rugolo, ele seria uma potencia ainda maior! Mas sem duvida os Rugulo vao servir de exemplo para muitas pessoas!

Acredito que muita coisa vai mudar, mesmo que aos poucos, daqui para frente.

Primeiro alguns numeros.  2,600 inscricoes! 2,900 passadas! 1,100 cavalos!  Sem duvida a maior prova do Brasil de qualquer modalidade e uma das maiores do mundo!  O tambor mostrou que sua força e grande!

Importante tambem ressaltar o investimento feito para que a pista ficasse igual para todos com o super rastelo importado, ideia do Evandro Guerra que mostrou uma visao extraordinaria, e merito do Dirlei que bancou o investimento!  A pista igual e fundamental para que os conjuntos possam ter condicoes iguais de mostrar todo o seu valor.  Acredito que mais e mais a pista ganhara importancia - ou melhor a qualidade da pista.  Como correr com animais em pista ruim?  Todos vao demandar condicoes melhores, nao tenho a menor duvida.

O GPR desbancou o Congresso e Nacional ABQM e nao vai demorar muito para se tornar a prova mais tradicional e importante do calendario do tambor.  Mas isso demora tempo - tradicao so com o tempo!  Ma de qualquer forma prova e comprova que o tambor como esporte é maior que qualquer associacao, seja ela do esporte ou da raça.  E isso é muito importante ter em mente.  Nao tenho duvida que o QM e disparado o melhor animal para se disputar as provas de tambor e isso so ajuda a raça e a propria ABQM a ter mais valor.  Mas o tambor nao é ABQM e isso ficou claro no GPR3 - o tambor ficou maior que a ABQM.  E vimos o mesmo acontecer nos EUA.  Por la, a AQHA nao tem relevancia alguma no esporte do tambor.  Mas o QM tem.  Vai demorar a acontecer isso por aqui, mas vai acontecer.  

Afinal, estamos 30 anos atras dos EUA de acordo com os especialistas de plantao em quase tudo - pistas, tamanho, profissionalismo, tecnologia, alimentacao e por ai vai.  Mas podemos e devemos fechar esse "gap" muito rapido e isso ja comecou com as importacoes de animais a rastelos, fora os cursos e por ai vai.  Acredito muito nisso! 

Muitos confundem que eu por exemplo sou a favor de tudo que e americano e por tabela nao apoio o que e brasileiro.  Mas nao é por ai.  Eu só estudo o mercado americano para entender melhor o que deu certo de fato por lá para poder usar aqui.  Acho que eles sao o pai do esporte do tambor e pai da raça e nada melhor que ouvir a voz da experiencia dos pais quando estamos crescendo!  Somos ainda muito pequenos e precisamos da ajuda dos pais para podermos crescer fortes e sadios!  Sem orgulho ou vaidade! 

Uma coisa é certa - nossos animais podem sem duvida ser melhores que os americanos.  E essa polemica dos importados foi grande durante o GPR3.  Afinal era garanhao importado por todos os lados, animais importados correndo na prova e ganhando (como a Three Carat Diamond com o Rodriguinho com o otimo tempo de 17s071 na Aberta), a revista Tambor e Baliza era so de cavalos importados, da capa a contra-capa. 

Mas quem levou a maioria absoluta dos premios foram cavalos brasileiros!!!!! Montados por brasileiros!!!!! Entao uma coisa é importar a genetica, outra coisa é importar animal de prova.  Se para melhorar o tambor fosse preciso importar animal de prova, o futebol nos EUA só teria brasileiro jogando bola por la!  Nao é por ai.  Mas ter animais importados correndo é bom para que possamos ver como as linhagens performam, se comportam, da conformacao a indole, passando é claro pela qualidade técnica.

Esse assunto nao tem fim e nem tem o certo ou errado.  Como tudo existe a percepcao e a realidade.  O importante é sempre debater as questoes para que possamos continuar evoluindo.

O GPR3 prova que a evolucao do tambor entrou numa nova era.  Nao sei bem qual ainda.  Mas tenho certeza que daqui para frente muita coisa vai mudar, e mais rapido que esperavamos.

 

 

 




Comentários
» Enviar seu comentário


29/03/2011
Evandro Guerra

Olá Tomas, Parabéns mais uma vez para sua equipe e familia, e também por este canal de comunicação...Hoje fiquei com vontade de escrever e dividir com todos a nossa alegria de ter contribuído mais uma vez com o esporte que amamos...e não sei se você lembra, mas a conversa que tivemos sobre a compra de um super rastelo.. foi a partir dai que quando fui para USA, cheguei ao KISER..e a empresa do Rafael (GREEN RIDER) fez todo o serviço de intermediação e graças ao amigo Dirlei que acreditou no nosso trabalho chegamos ao SUCESSO! Hoje temos varios interessados no Super Rastelo e para as diferentes modalidades (até montaria em touros)rsrs.. Caso queria saber mais sobre o que o "Rastelão" faz na pista e também sobre outros equipamentos da mesma linha podemos falar mais.. Grande Abraço
28/03/2011
Evandro Guerra

Amigo Thomas,

Parabens pelos comentarios,e sempre estaremos atentos para melhorar cada vez mais...e vc sabe, tudo começou com uma conversa com voce,
Abraço...
24/03/2011
Thomas Souza

Infelizmente ainda nao temos a classificacao geral. Acho que semana que vem teremos apos a prova do laço!

24/03/2011
Ricardo Alcantara

UMA PROVA ,MAGNÍFICA
MAS ALGUEM SABE TODOS OS TEMPOS?
JÁ ESTAMOS NA QUINTA FEIRA E OS UNICOS TEMPOS Q SEI SÃO DOS CAVALOS VENCEDORES
CADÊ O RESTANTE DOS RESULTADOS?

O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos