Three Bars - O Mais QM Dos PSI
22/02/2011
« Voltar

Mais um otimo texto sobre um dos pilares do QM de hoje - o fabuloso Three Bars! Simplesmente fantastico o que esse PSI fez pelo QM. O texto foi enviado pelo Gustavo Monteiro e foi escrito pelo Vicente Celso Evangelista Filho.

Three Bars - O Mais QM Dos PSI

A afirmativa do tópico pode parecer muito incoerente ou não fazer sentido nenhum, mas espero poder esclarecer meu ponto de vista.

Three Bars foi o PSI moderno que mais influência exerceu sobre a raça QM, e seu sangue pode ser encontrado em praticamente todas as arenas de atuação do cavalo quarto de milha.

Se por um lado considero-me um purista no sentido de preferir o QM sem presença de sangue PSI, acredito que alguns certos animais PSI contribuíram e podem vir a contribuir com a raça. Three Bars é um desses exemplares!

O pedigree de Three Bars é recheado de grandes corredores e ganhadores. Mas para os quartistas americanos o que chamava a atenção em seu pedigree era a presença de Luke McLuke que vai a Ben Brush. Os criadores americanos tinham em alta conta o sangue Ben Brush, considerado por muitos como um dos PSI responsáveis na formação e aprimoramento da raça QM.

Three Bars detinha qualidades apreciadas pelos quartistas: refinamento, bons ossos e uma arrancada eletrizante. Talvez por conta do início arrasador Three Bars não conseguia manter a velocidade nas corridas de maior distância, e por isso não causou muito sucesso no meio PSI.

Fato é que Three Bars começou a ser utilizado na reprodução com éguas QM, e o resultado foi fenomenal. Foram 558 filhos e filhas que se sobressaíram nas pistas de corrida, conformação e performance. Dessa progênie 29 foram AQHA Champions, 90 ganharam pontos em Halter, 53 pontuaram em performance, 37 receberam o Registro de Mérito em Performance e 317 foram ROM em corrida. Em termos de premiação nas pistas de corrida seus filhos e filhas receberam US$3.277.089,00. É importante ressaltar que o seu último filho nasceu em 1969.

Abaixo veremos alguns de seus descendentes, e o seu impacto nos dias de hoje.

Na corrida Three Bars despejou talvez a maior parte do sucesso de sua progênie, mas seria injusto e infiel dizer apenas isso. Afinal quem tem como descendentes Doc Bar, Zippo Pine Bar, Jewel's Leo Bar (Freckles), Otoe, Gay Bar King e Impressive, entre outros, não precisaria de maior testemunho.

Como pode ser visto pelos seus descendentes seu impacto foi profundo. Impressive é até hoje considerado um marco na conformação, Doc Bar promoveu a maior mudança no mundo da apartação, Zippo Pine Bar ainda é considerado inigualável no Western Pleasure.

Em provas de velocidade temos Flit Bar (Fire Water Flit) que hoje tem uma linhagem valorizadíssima para baliza e tambor.

Na corrida temos Easy Jet!

Quantos monstros nas pistas e na produção! Ainda hoje vemos seus descendentes dominando o mundo QM.

Com números dessa ordem fica impossível ser indiferente a presença de sangue como esse!

Vicente Celso Evangelista Filho



Comentários
» Enviar seu comentário


Ainda não existem comentários para esta notícia.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos