Vai Comprar um Potro? Leia Isso!!!
17/02/2011
« Voltar

Li uma reportagem ótima sobre como comprar potros. Achei que deveria colocar aqui no Blog um sumario desse ótimo artigo que saiu na Horse & Rider.

Para se proteger de comprar um potro ou potra porque ele e "bonitnho" ou tem uma cor bonita, ou o preço e muito barato, a lista abaixo estabelece alguns objetivos iniciais sobre o porquê de sua compra e aonde você quer chegar com ela. Faça as seguintes perguntas e seja objetivo, afinal sabemos que por impulso ou vontade fazemos um montão de bobagens!

1) A compra e pessoal ou tem outro motivo?
Você pretende comprar um animal como bicho de estimação ou para competir e criar? Ou você esta comprando um animal para competir, criar e possivelmente vender mais a frente? A resposta a essas duas perguntas fazem toda a diferença, afinal se você compra um potrinho para ser seu bicho de estimação, ai não importa pedigree, conformação, mas sim se ele lhe agrada ou não.

2) Qual e o seu objetivo e em que nível?
Todo mundo que compra um potrinho quer acreditar que ele vai ser saudável, equilibrado, correto, com boa disposição e atitude. Mas alem disso, muitos pontos de avaliação dependem do seu objetivo com o potro. Se você procura um cavalo de tambor, você não deve procurar comprar cavalos de apartação ou western pleasure. Se você não quer ter um bom atleta, você não precisa se preocupar com movimentação, olhar, disposição etc.
Se você compra um animal para provas, esse animal tem que ter o mesmo nível que você tem. Não adianta comprar um potro de ponta se você não e um competidor de ponta e vice versa.
Se você tem como objetivo a compra de animal de ponta, seria bom você procurar ajuda de um assessor ou consultor para que você não leve gato por lebre!

O Poder do Pedigree

Digamos que você já estabeleceu seus objetivos e que já fez uma analise superficial das opções de compra. Você já fez uma lista dos potrinhos que lhe agradaram, qual o próximo passo?
O próximo passo e "como e o papel desse potro?" Ate que ponto o seu orçamento lhe permite comprar um cavalo com o pedigree desejado para aquilo que você quer? Um pedigree de qualidade melhor só aumenta a chance de você ter um potro do jeito que você quer e que faça aquilo que você quer, mas também aumenta seu valor de re-venda se esse for o seu objetivo.
Se você quer competir, tenha certeza que esta comprando a linhagem correta. Não faça testes, acreditando que esse choque genético, ou essa combinação de linhagens vai ser boa. Você provavelmente não tem nem tempo nem dinheiro para gastar com experiências genéticas.
Se você quer re-vender, o pai e a mãe são de extrema importância. Se você tem que explicar que e o pai porque ele não nunca fez ou produziu nada, você já saiu perdendo. O mesmo e valido sobre a mãe! Não pense você que comprar um neto de um grande cavalo ou bisneto e bom. Não e bom negocio não. Não caia nessa armadilha clássica.
Mas não e só o reconhecimento do garanhão ou da linhagem que vai fazer diferença. Os treinadores sabem devido à experiência deles, que existem muitos indivíduos dentro de linhagens que tem características melhores ou piores. Algumas linhagens são conhecidas por serem lentos ou cozidos, outros se assustam mais fácil enquanto alguns produzem cavalos quentes ou bravos.
Um especialista pode ajudar em muito a reduzir o risco de você comprar um potro ruim ou que mostrara problemas futuros.

E compras on-line?
Algumas dicas para você que vai comprar um potro baseado em um vídeo, foto etc. Os sites de compras, leiloes virtuais etc. são uma ótima fonte para se localizar animais que interessam. E também são uma ótima fonte de descarte daquilo que você quer comprar só por olhar uma foto ou vídeo.
A recomendação aqui e que se use esse tipo de instrumento para fazer uma pre-relacao de compra. Não use esse tipo de informação para tomar uma decisão FINAL sobre a compra ou não de um potro. E MUITO IMPORTANTE VOCE OU SEU ASSESSOR OLHAREM AO VIVO E A CORES O POTRO ANTES DE COMPRAREM! A razão e simples:
1) Você não pode dizer se um potro tem ou não uma disposição boa ou atitude ruim por foto ou vídeo;
2) Você não pode fazer testes de aptidão;
3) Você esta a mercê da pessoa que tirou as fotos ou fez o vídeo e suas qualidades ou defeitos editoriais. E bem fácil você editar uma foto ou um vídeo para que a conformação ruim não fique evidente ou ate desapareça!
4) Vídeos e fotos podem distorcer o potro - a lente pode ser ruim, ou o angulo capturado etc. O cavalo pode parecer um pônei quando na verdade e gigante e vice versa!
Logicamente muitos irão comprar potros por vídeo e fotos. Mas saiba você que o risco e enorme de você quebrar a cara.

Testes que precisam ser feitos com os potros no local:

1) O potro e balanceado/equilibrado? Tem um pescoço longo, lombo curto e uma garupa que e proporcional ao tamanho do animal? O equilíbrio de um potro pode facilmente ser visto e vai ajudar muito na sua capacidade de virar atleta ou não.
2) Como são os pais dele? Você já os viu? São grandes as chances de quando o potro crescer, ele ficar parecido com ou o pai ou a mãe! Se o pai ou a mãe e cabeçudo (a), e boa a chance de o potro ser cabeçudo!
3) Como o potro anda, se locomove? Ele anda com o pescoço levantado ou lançado? Se levantado, esquece, melhor comprar uma Lhama!
4) Ele galope bem ou só trota no pasto? Observe se o potro galopa na mão certa e em velocidade controlada...se sim ótimo! Se não, se ele só trota e mal sabe trocar de mão, esquece!
5) Ele e amigável ao contato humano ou parece não gostar de gente? Se o potro permite um contato isso diz muito sobre a sua personalidade. Se ele e bravo e não deixa você chegar perto, cuidado! Pode ser uma encrenca no manejo!
6) Se ele deixa você tocar nele, o empurre para trás pela cabeça, gentilmente. Se ele se afastar com calma, e um ótimo sinal. Tente dobrar o pescoço dele, se ele deixar e um ótimo sinal! O inverso e um péssimo sinal!
7) Como o potro foi criado? Não compre um potro que seja mal criado, subnutrido ou bem criado de mais e obeso! Certamente ambos os casos vão acarretar em problemas futuros! O animal precisa estar em um estado onde ele "vende saúde". Não compre potros de quem não investe na nutrição balanceada do animal!
8) O potro tem um olhar carinhoso, honesto, gentil ou um olhar assustado e desconfiado? O olhar de um cavalo diz muito sobre a sua personalidade.

E finalmente....se ele passou por todos estes testes e você esta pronto para fazer uma oferta, e hora do famoso e imprescindível check-up veterinário! Ai sim você terá a certeza absoluta apos todo esse trabalho que estará comprando um animal são!!!

Boa sorte!

Boa sorte!





Comentários
» Enviar seu comentário


16/02/2011
Guilherme Azevedo

Bom dia Thomas,



Gostei muito desse artigo. Gostaria de ter conhecimento dele antes de comprar meus potros.

Um ponto que eu acrescentaria, principalmente para os novatos, é o de analisar muito bem o que o vendedor fala do próprio produto. Pesquise muito e procure ajuda de especialistas ou treinadores. Olhe ao redor, veja se o mercado oferece produtos similares, por preços parecidos. Um ótimo negócio pode se tornar um mico.

Conheço um vendedor que vende "futuros campeões de tambor" que são filhos de garanhões de vaquejada em mães com linhagem de rédeas. Nada contra a vaquejada ou rédeas, mas tenha em conta que o que você está comprando pode não ser adequado para a sua necessidade.

O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos