Nacional 2010 - Uma Licao de Humildade
19/07/2010
« Voltar

Para nos do Tambor, foi o pior Nacional ABQM da historia. Simplesmente nao teve prova - excluindo as categorias Iniciante e Exbicao (que ja correu na lama).

E o Tambor foi o carro chefe do Nacional com mais de 1,600 inscricoes. O que falar sobre isso tudo de maneira construtiva?

Acredito, como muitos dizem, que e uma otima hora para refletir sobre a situacao. E com o fracasso que aprendemos e evoluimos. E esse fracasso nao tem um so responsavel, mas muitos. E todos nos compeitodores somos tambem responsaveis por aturar de forma consentida tudo isso. E hora de uniao para trazer a força e solucao de uma mudança necessaria.

Assim como muitas outras areas do nosso Brasil (economica, saude, educacao, social), o meio do cavalo cresceu muito e a infra-estrutura nao acompanhou esse crescimento e evolucao. Fazer um Nacional com 800 inscricoes e uma coisa, cm 1,600 e outra (no tambor). Por isso vemos a criacao de Arenas de primeiro mundo como do Rafaela e nao muito atras da FNSL. Mas precisamos ter clareza e sentido nas decisoes.

Primeiro passo seria pensar com calma como fazer com a turma do tambor. Foi decidido que o Nacional Tambor seria realizado nos dias 18-21 de agosto na Arena Rafaela. Mas se ate o dono do recinto nao sabia da decisao, fica a pergunta se a decisao nao foi precipitada. Nao pelo local, que e sem duvida o melhor. Mas pela data. Afinal estaremos em epoca de aula, sem ferias para os pais e em final de semana expremido entre a Copa Sao Paulo e o Rodeio de Barretos.

Segundo passo seria repensar de forma definitiva esses eventos da ABQM que cresceram de mais (o que e muito bom) mas a capacidade de abrigar esses eventos esta cada vez mais complicada. Sera que o melhor para a raça e juntar a todos em recintos sem a infra necessaria? Nao seria melhor separar assim como temos com o laço comprido e a vaquejada as modalidades? Pelo menos fazer um teste? Ou uma audiencia publica para debater a questao?

Terceiro, nao e hora de repensar as categorias e o RMT dado a elas? Porque a iniciante recebe o mesmo RMT que uma Aberta Senior? Ou uma exibicao recebe o mesmo que uma Feminina? E a premiacao, como pode uma categoria com 200 cavalos premiar so 5? Porque nao fazer uma premiacao divisional, aumentando a chance dos competidores levarem alguma coisa pra casa para ajudar com as despesas do evento?

Quarto - a pista. Aqui nao precisamos ficar batendo em morto. Existem solucoes para todos os problemas. E so investir e uma associacao sem fins lucrativos deveria sim investir para assegurar que a pista estara 100% apta a receber os competidores.

Quinto - as baias. Quem nao voltou do Nacional com os cavalos com os pes inchados e estressados (ou pior)? E preciso dar condicoes melhores para as estrelas da festa.

Falando com um amigo de um estado distante, ele me disse que gastou mais de R$10 mil somente na semana do Nacional - e isso levando 2 cavalos! Fica claro que o dinheiro investido pelos participantes e muito grande e nao e necessariamento o retorno disso que nos competidores e incentivadores da raca queremos, mas queremos voltar para casa com o sentimento e a satisfacao de ter cumprido o dever.

Espero que esse Nacional 2010 sirva de licao de humildade para todos nos e que juntos possamos parar e repensar de forma clara e transparente em solucoes para os problemas existentes.



Comentários
» Enviar seu comentário


05/08/2010
Saudade

E pessoal,estou sentindo muita saudade do Dr Ovidio!!Renovar e preciso ou sera enrolar e preciso!!

Ridiculo esse campeonato , ridiculo esse studbook.A qualidade do atendimento piora a cada dia...Quando sera a proxima eleiçao?
01/08/2010
TONI

OS EVENTOS DA ABQM TEM QUE SER EM UMA CIDADE DE VERDADE, NAO AVARE, QUE NAO TEM AEROPORTO, HOTEL, RESTAURANTE , TAXI, A NOITE.

O QM E NACIONAL NAO SO DE SP,

A RAÇA NAO PODE FICAR LEVANDO ASSOCIAÇAO NAS COSTAS.

MUDAR OS EVENTOS P; UMA CIDADE DE VERDADE ENESCESSARIO.

MUDAR E PRECISO.
26/07/2010
marcos araujo

acredito que avaré seja o lugar ideal, só era presciso a abqm junto com a prefeitura da cidade, em comum acordo cobrirem as pistas, e sabemus muito bem que dinheiro pra isso a abqm tem, quanto a cidade não posso falar, cade o dinhero dos registros de nossos animais??? as porcentagem que levão em cima das enscricoes??? as mensalidades dos socios??? gente num da pra separar as modalidades, temus que pensar em quem trabalha no evento, leiloes... restaurantes... lojas etc ...etc.
25/07/2010
Ramon Estrada Rodriguez

Não ha duvidas que foi o pior Nacional ABQM. O que mais surpreende e o descaso da Diretoria com os Assoaciados não se pronunciando. Precisamos encontrar uma solução para esse evento que cresce todo ano, até que não se encontre uma solução, o Haras Raphaela e Faz Nossa Senhora de Lourdes poderiam nos ajudar com algumas Modalidades.
22/07/2010
Opinião

Acredito que o maior problema é não termos um parque adequado, erro dos que constroem grandes pistas sem que se tenha infraestrutura para receber um grande evento, erro dos políticos que temos ao redor do cavalo que não nos ajudam em nada.

Erro das associações que arriscam fazer eventos deste tamanho contando com a sorte. Isso jé é um problema que temos desde o século passado! Já não pararece meio velho?

Creio que o caminho para a solução esta próximo, e que uma vez resolvido temos que parar de questionar e fazer a nossa parte, participar do evento, será na melhor pista do país, mas talvez não na melhor hora. Paciencia, agradar a todos é impossível e dentro do ocorrido creio que seja a melhor opção.

Já para os próximos eventos creio que todos devemos não inscrever nossos animais se as condições não forem as ideais.

Mas ficar trepudiando sobre leite derramado é no mínimo cansativo.

Valeu e até o Raphaela.

21/07/2010
Nicole Castanha

Falando em mudanças, penso que poderíamos ser mais consultados! Existe uma série de fatores que poderiam ser melhorados com opiniões de várias pessoas, como a troca de local, a data, entre outros fatores. Temos um calendário programado com os eventos mais importantes desde o começo do ano, e por uma insistência num local (Avaré) que todos sabemos que não nos fornece condições suficientes para um evento como o nacional, houve uma mudança de data complicada para todos, não só por muitos terem aula, trabalharem, mais também apara os nossos cavalos (que já saíram estressados de Avaré), pois um pouco antes temos a copa São Paulo, e uma semana depois já temos o rodeio de Barretos, que estará acompanhado de uma boa prova com todas as categorias, como também o open championship, e também temos a primeira etapa do NBQM nesta mesma data. Será que essa data não poderia ser repensada? O novo local que escolheram, sem dúvidas possui uma ótima infraestrutura, mas concordo com muitos que escrevem abaixo, que não seria um local apropriado para realizar o evento, pois é uma propriedade particular. Outro observação, é de que a proposta era realizar as provas na pista de Avaré, então acho que eles deveriam escolher um pista semelhante, é claro com condições para ocorrer a prova, pois já corremos a iniciante e a exibição naquela pista, portanto, acho incoerente corrermos numa pista coberta e com um solo totalmente diferente. Existem pistas não cobertas que fornecem condições, como a pista de Bauru, e se é só para fazer o tambor, o recinto abriga a todos. Algumas atitudes devem ser tomadas, por nós competidores e a organização da abqm, em relação, principalmente, a essa data. Talvez essa decisão não foi tão feliz, embora muito complicada de suprir a necessidade de todos.
21/07/2010
critica

eiii.

separar seria a pior opção... tem muita gente que vai pro nacional com o intuito de encontrar os amigos, que tb podem ser do laço , redeas ou conformação.

tirem da ideia essa opção!
20/07/2010
Joao

Que pena essa data escolhida para a realizacao das provas. Acredito que muitas pessoas nao poderao participar, pois sera durante a semana, onde os jovens tem aulas e os trabalhadores provavelmente nao estao de ferias.
19/07/2010
André Ribeiro

Uma discussao com essa é muito boa. O pronunciamento do Thomas até o momento é o mais sensato, pq criticar é facil, mas sabemos que é dificil agradar a todos, mas em momento algum vimos a diretoria se pronunciar, seria muito importante q eles colocassem o seu ponto de vista, sabermos o que pensa, quais as alternativas pensadas, quais as maiores dificuldes. Tenho certeza que muitos tem vontade de ajudar. Fica ai a sugestao Presidente.
19/07/2010
Rodrigo reis

a data estipulada é uma data mto ruim, muita gente volta ao trabalho ou estudos, acredito que uma grande parte nao irá participar tirando um pouco o brilho de um evento maravilhoso quando nao chove...o rafaela tem uma estrutura invejavel, mas o numero de competidores eh muito grande e as cidade ao redor com poucos hoteis

19/07/2010
Nilda

Jose Neto



O unico que sei que patrocinou o Nacional inteiro foi a Rodeo Way!!! Absurdo nao ter ninguem pra patrocinar um evento deste tamanho!!!
19/07/2010
Japonês

Mudança com certeza vai ter! So não espero que seja uma mudança tapa-buraco. Agora que isto aconteceu, todos vão achar uma maneira de deixar o povo do tambor mais calma, pq eles não quer perde o slogan Renovar é preciso. Agora cabe a nós dizer não, vamos fazer o certo para que todos possa ser feliz neste esporte. Mas uma coisa não pode deixar de cobrar, mas carinhos com nossos animais que são as estrelas do evento. Problema de tudo isso, é que ninguém quer meter a mão no bolso. ABQM não tem condição de fazer um recinto proprío, pq ????? Mas eu acredito que Paulo Farah, ainda é bem melhor como presidente. Força...

19/07/2010
r

Alguem sabe como sera feita a distribuicao das baias?

Os meus cavalos, por exemplo, estavam em baias de alvenaria e, ate onde eu sei, la no Raphaela nao tem muitas baias de alvenaria.
19/07/2010
Rafael Simões

Já falei em outo comentario Maringá é o Local !!!
19/07/2010
Thomas Souza



Oi Dr Marcos



Eu concordo que as cidades de Tiete e Porto Feliz nao tem a minima condicao de acomodar o pessoal de forma razoavel. E um ponto fraco importante.



O outro ponto fraco e a data escolhida, acho que um feriado seria melhor para todos, mas sei bem que o calendario esta muito complicado. Talvez o feriado de sete de setembro seja uma opcao apesar do conflito com o Potro do Futuro WV.



Agora nao concordo que o evento nao possa ser em lugar particular. As melhores (e a a maior) provas do tambor da historia foram em arenas particulares. Os menores tempos etc.



Mas sao debates bons e importantes. O fato e que os lugares publicos estao cada vez piores e depender disso e um erro. Quem e empresario sabe bem que depender do governo e um risco enorme. Mas talvez tenha um meio termo ai.



Pensando juntos iremos para frente. Vamos pensar em solucoes praticas e razoaveis.



Abs



Thomas

19/07/2010
jose neto

Separar ou não separar as modalidades é uma decisão muito difícil e deve ser pensada por todos os associados da ABQM que participam dos eventos oficias.

A união possibilita a interação das modalidades e isso é que torna nosso Quarto de Milha exuberante e sempre em crescimento. E isso queira ou não é o grande alavancador da Raça QM.

Se dividíssemos teríamos talvez provas mais técnicas e bem organizadas, os problemas seriam menores e de fácil solução. Poderíamos usar as arenas cobertas que já existem e tudo seria uma maravilha.

Porém não teríamos o mesmo público, o mesmo glamour a mesma exuberância o mesmo orgulho de fazermos parte do maior evento da América do Sul. Não despertaríamos nos patrocinadores o mesmo interesse que existe hoje, não teríamos as galerias de garanhões que temos hoje, não teríamos os mesmos leilões que temos hoje e o principal e fundamental “Não teríamos competidores que fazem tambor, participando das provas de rédeas, outros fazendo laço, outros fazendo apartação, Team Penning e Ranch Sorting”. Isso sim é o que representa o Quarto de Milha.

19/07/2010
marcos roberto de freitas

Digo que é um absurdo colocar a prova no haras raphaela, não pela pista nem pelo nosso amigo Dirlei Rugolo que sempre lutou pelo tambor e hoje tem a melhor estrutura do brasil...porem é um local particular...e em uma data totalmente complicada...como a cidade de Tiete e as menores acomodariam todas os participantes do nacional??? Haveria lugar "confortavel" para acomodar nossos animais...a ABQM se complica cada vez mais...sou contra realizar provas do nacional em propriedades particulares pois poderiam beneficiar alguns...aqui em bauru o erico braga não nos deixa treinar no recinto pois estaria nos beneficiando...só podemos participar das provas do nucleo...acho que a abqm deveria rever o que foi decidido em um momento delicado lá em Avare...aguardo novos posicionamentos grato marcos freitas
19/07/2010
Gabriel

É uma pouca vergonha. Creio e acredito no trabalho do Sr. Paulo como presidente, mas o mesmo tempo começou com um pezão esquerdo bem grande. Thomas faço suas minhas palavras , os maiores culpados somos nós competidores. Aceitamos a qualquer descição da presidencia. Concordo que a melhor descição nao foi em optar pela haras Rafaela. É a melhor estrutura hoje no Brasil, concordo, mas creio q para mtas foi a pior escolha. Principalmente em questão de datas. Somos nós todos trabalhadores, mtos donos de empresas, mas mesmo assim, ficar fora por tantos dias, na maioria dos casos, é prejuizo no certa. ABQM, mudar é necessário ... apoiamos a mudança, mas nós nao podemos aceitar estrutaras precárias como de avaré, que não possui baias boas, e mto menos uma rede hotelera de qualidade...
19/07/2010
Fernanda

Prezados,



Acho que realmente é um fato para muito debate. Individualizar as provas, no meu ver tira o brilho do evento (Congresso, Nacional, Copa dos Campeões, Potro Futuro) e união entre os quartistas. Exemplo: É um evento familiar, conheço familias que a filha corre tambor e os dois filhos e o pai laço bezerro, se forem feitos em datas diferentes ficaria mais dificil e mais oneroso. Eu acho que a ABQM (quartistas), deveriam juntar-se para construir um recinto próprio,com pistas cobertas baias confrotaveis, isso iria fortalecer muito a raça, tenho certeza que a prefeitura de alguma cidade doaria a area, fariamos leilões com doações, arrecadariamos um valor mensal dos associados para este fim. Por enquanto acho que as provas poderiam ser feitas por todo Brasil, Londrina, Brasilia etc..... até Avaré com pistas cobertas e baias em melhores condições. Pois siceramente eu preferia ter levado meus animais para mais longe e ter gasto mais,do que ter perdido todo o dinheiro do investimento em frete, hotel, alimentação do ultimo Nacional.

Presidente Prudente tem um ótimo recinto o Rancho Quarto de Milha, a estrada Raposo Tavares esta em ótimas condições e esta sendo construido um trevo de acesso em frente ao Rancho que vai melhorar muito o acesso local.

Tem uma ótima pista para laço de bezerro coberta enorme, que pode ser dividida para duas modalidades, a pista de tambor não é boa, mas tem condições de melhorar, esta mais fácil melhorar a estrutura de Prudente que a de Avaré. Sem contar que tem mais hotéis, restaurantes e shopping, aeroporto com voos diarios pela Pantanal e Gol, detalhe o aeroporto fica em frente ao rancho, não conheço a estrutura de Londrina mas ja ouvi dizer que são muito boas.



Vamos nos unir, pois perdendo dinheiro ja estamos.



Att.



Fernanda (competidora tambor)

:
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos