Quem Vai Responder as Perguntas do Bruno?
10/05/2010
« Voltar

O Bruno Ribeiro fez um montao de perguntas sobre os questionamentos sobre linhagens. Acho que vale a pena ler e pensar.

Sera que existe alguem que consiga responder a todas essas perguntas?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá!
Leio sempre os comentários sobre linhagens, e vejo uma série de questionamentos feitos, mas tenho algumas dúvidas que não querem deixar de me atormentar:
- Será que discutir trabalho x corrida não é o mesmo que Corinthiansx Palmeiras ?
- Será que o problema dos bons cavalos de trabalho não foram treinados em uma época onde o conhecimento ou a forma de treinamento, ou as pistas, além do manejo oferecido eram piores e hoje eles seriam também animais de 16 alto ou 17 baixo?
- Será que ninguém viu El Shady Zorrero, Lider , Mr Jay Bee Dee, Shady Leo , Leo Cath Bid, dando 17 baixo e cavalo fechado corrida que tentaram no tambor e quase matou treinador?
- Será que ninguém vê que tem haras e treinadores que conseguem com sua capacidade de manejo e treinamento fazer até burro dar 17?
- Será que não é perigoso trazermos só as linhagens da moda dos EUA, que são especialistas em Marketing, pois eles só treinam as linhagens da moda, e é lógico que só ganharão animais das linhagens da moda, não é ?
- E mais, até onde sei Dash Ta Fame foi muito pro tambor porque não deu nada na corrida e ficou barato pra comprar, porque tamborzeiro lá só compra os refugos. Corona Cartel foi muito menos e por isso não se vê no tambor, será que não é porque são mais caros? Será que não seriam melhores?
- E falando do Dash Ta Fame, porque ninguém traz um garanhão Tiny Gay, o avô desse fenòmeno para fazermos base do mesmo nível?Inclusive tivemos o Tiny Cobra, será que alguém sabe disso?
- E falando sobre linhagens, sei que o Firewater Flit é filho de uma égua que foi fenômeno em provas e produção , e o Frenchmans tem quase o mesmo acasalamento do Bozo que foi fenômeno no tambor nos anos 90 com a Kapy Alen. Agora vai ver a linhagen dos avós maternos destes animais, não tem nada a ver com o que estamos trazendo, será que o melhor não esta ficando lá ?
- Porque no Brasil ninguém esta falando e refrescar sangue com PSI? Se cansamos de trazer isso dos EUA, e vemos as vezes até animais PSI correndo tambor? Será que é porque ficaria fácil e muito mais barato fazermos ótimos animais a um custo muito menor visto que o PSI no Brasil esta quebrado? A mas ia me esquecendo, lá é TB e isso muda tudo não é ?
- Quanto aos animais de trabalho dos EUA, tenho uma dúvida também, a seleção de animais de apartação e rédeas é muito mais avançada que a nossa, a especialização de linhagens é cada vez maior, tanto é que muitos dizem," tem cavalo de apartação que vem ao Brasil hoje que se não apartar só serve pra puxar carroça", e fico em dúvida se podemos comparar aquelas linhagens de trabalho com as nossas mais antigas, uma porque temos bem menos consanguinidade, e outra que quando perguntamos aos americanos sobre isso será que eles conhecem nossas linhagens de trabalho ou pensam na deles?

-Não quero discutir se A é melhor que B ou vice versa, mas gostaria de discutir novas questões, talvez alguém mais pudesse esclarecer minhas dúvidas..
Obrigado
Bruno


Nome: Bruno Ribeiro
E-mail: bjribeiro@yahoo.com.br





Comentários
» Enviar seu comentário


22/07/2010
FABIANO ZAPPA

OLA . EU TO COMEÇANDO AGORA, NA VELOCIDADE, MAIS PRA CRIAR E COLOCAR NO MERCADO PRODUTO BOM ESPECIFICAMENTE PARA O TAMBOR!!! ESTOU CRUZANDO UMA ÉGUA PSI VARIAS VEZES CAMPEÃ, COM UM FILHO DO CORONA CARTEL !! GOSTARIA DA OPINIÃO A RESPEITO DESSE CRUZAMENTO!1 ABRAÇO
16/05/2010
Bruno Ribeiro

Não puxo a sardinha pra nenhum lado, puxo para onde tiver cavalos bons, já ganhei prova em animal fechado corrida a mais tempo que muita gente por aí. Inclusive quando ninguém dos tops passava perto dos corrida, eu tinha que me virar com o que sobrava, e sobrava muito corrida por aí. Inclusive hoje em meu CT tenho várias cruzas com corrida e fechados em corrida. Os quais gosto muito, tanto quanto alguns fechados trabalho. Seleciono os indivíduos. Inclusive cruzo meus cavalos QM com éguas PSI, creio muito neste trabalho que estou começando.

Um abraço

Bruno Ribeiro
15/05/2010
heleno lima

Tolltac é filho de Beduino.

Os Beduínos, apesar de muito velozes, não deram bons cavalos de Tambor. São inconstantes, inabilidosos e relativamente bravos.

Entretanto, o Tolltac, também, é filho de Little Smoothie, que em sua linha baixa chega ao grande Leo.

Portanto, tem uma linhagem de grande habilidade, calma e determinação.

Os Beduínos descendem de Nearco que juntamente com Native Dancer são os pilares da linha do Phalaris, a conhecida linhagem do “Great Hearth” da qual descendem 95% dos atuais cavalos de corrida, PSI e QM.

O coração do Phalaris esta exposto em um Museo na Australia ao lado de um coração de um cavalo normal. Ele é três vezes maior.

Ao mesmo tempo existe uma boa experiência com um cruzamento de um descendente de Nearco, Vandy em uma egua filha do Leo, Garrets Miss Pawhusca, do qual nasceu Vanetta Dee, e seus 4 irmãos, todos campeões mundiais de corrida.

A Vanetta Dee, única tri campeã da historia, em seu cruzamento com Top Deck chegou a Failas Ambassador, gerando a grande Kalana Failas.

Desta maneira, podemos dizer que existe precedente de grandes cavalos de Tambor originário da linhagem Nearco.

Também, a Brasita Moon tem sangue de Nearco/Phalaris através de seu pai Zevi.

Portanto, acredito, que os filhos de Tolltac, com cruzamento adequado podem gerar cavalos de tambor, muito velozes, hábeis e de boa índole.



Heleno Lima

14/05/2010
opinião

Bom dia,



Ao meu ver as pessoas que defendem os cavalos de tambor e atacam os de corrida são os treinadores das antigas que não estão dispostos a perder um pouco mais de tempo na preparação dos cavalos.

Se um treinador quer resultado sem suar a camisa, me desculpe está na profissão errada.



A história de cavalod e corrida ser bravo é um lenda totalmente sem sentido, se criado com muita atenção e tendo um treinamento adequado os cavalos de corrida ficam muito dóceis, iguais aos de trabalho.

E se forem bravos, esquentados e nervosinhos?!?! Dando resultado é isso que interessa.



Bruno, você diz que está a mais de 10 anos vivendo do cavalo, com essa mentalidade acho melhor você mudar de profissão, ou vai passar fome daqui para frente.



um abraço a todos,
13/05/2010
competidora jovem

ola...

todos falam do tolltac.muito bravos q num sei q. depende da mao ..neh ..muitos cavalos holand ease sao bons outros por caria.apolo nao sao tds q sao campeos..acontece a mesma coisa com o tolltac..num é por causa de um ou otro q nao deu no tambor ,é pq nem um otro com linhagem d tolltac q vai presta .,.tenho um animal tolltac com beduino ..tem varios tempos de 17,pontuaçao ..47 pontos..com apenas 8 anos...é e super calmo..garanho ainda...quando vcs vir falar mal de tolltac vem montar no meu cavalo aqui para vcs verem o que treinamento..ao contrario d q muitos acham..ai so pq tem um tal papel conheçidos q tem mais cavalos dando resultado..tao investindos nesses..ae...

vao ver na mao de qm ta o animal para depois julgarem sem conheeçer o animal..num é pq é filho d fulano q é ruim ou bom...

td se resumi no treinamentooooooo....para se falar se é bao ou ruim...



abraço aos apaixonados do tolltac..quero ver seu pf monzinho torço para dar certo e mostra para esse povo o q é o tolltac..recordista da velocidade
13/05/2010
pergunta

Caro Marcos Monzinho, escutei na rádio-peão que vc irá montar um produto do Victory com a Brasita, procede essa informação?

Abraço e boa sorte!
13/05/2010
Maeda

Até que enfim... pois é isso ai monzinho, pois vc é o cara para trabalhar animais de velocidade, o resto corre atrás! Ainda veremos nesse blog essas pessoas que falam mal de tolltac hj, reverenciarem os mesmos amanhã, pois acredito muito em animais que tem personalidade forte, outro quesito que nào visualizei ainda nesse blog foi o X-FACTOR, pois para os mais estudiosos irão saber do estou falando o VF é um desses...
13/05/2010
OPINIÃO

Se o cavalo for bravo(aggressive como dizem os americanos)e fizer tempo, não vejo problema algum. O problema é q. os treinadores só querem filezinho...
13/05/2010
monzinho

ola tudo bem?



voces estao falando da linhagem do tolltac



gravem esse nome miss tolltac p.f. 2011



é muito diferente



abç
13/05/2010
bravo

Já discordo no ponto q fala dos Holland Wars, nossa senhora, sao tudo doido... São bravos, dificeis, e só v femea boa, machos não tem um bom... Já holland ease tb muitos acham ruim, q sao bravos... Agora Apollo td mundo gosta... Tds q conheco sao calmos... tranquilos...
12/05/2010
Gabriel

A verdade é esta tolltac é brabo ... eles começam mto bem... calmos.. mas qdo apertam começam a vazar... a ficar brabos ...

toda regra a uma execeção .... esta égua é uma exceção, até intao, vamos ver se ela vai continuar calma...

aqui no pr existia uma égua i'm tolltac... mto boa... uma exceção .... agora tem uma chamada mine tolltac.. boa ... mas é altamente volatil e extremamente braba....

Se querem linhagens boas de corrida para tambor.. procurem ... holland ease..( holland wars, ease ket ( aqui no pr tem mtos e bons)). apollo vm.... a streak of cash, big streak six, dash to chivato, nordick only, entr outros quem descende de linhagem calmas... dash for cash e first down dash
12/05/2010
Tolltac

Amigo, é um conceito generalizado entre os treinadores e criadores, que animais Tolltac para tambor são muuuito bravos... Todos tentam evitar Tolltac tanto na linha alta quanto na linha baixa para tambor... Apesar da égua reservada campea aberta junior no congresso ser uma Splash Bac... Mas quem viu correr, viu que deu o tempo pela reta, porque corre demais, muuuito mesmo... mas vira mal e duro...
11/05/2010
maeda

Questionamento digno de reflexão, pois isso tudo é uma evolução muito grande e muito salutar para os amantes do esporte como um todo, pois acredito eu que há aqueles que tem suas preferencias no quesito linhagem, pois o divisor de aguas é o potro do futuro, quem chegará antes, trabalho ou corrida? A partir dae deve haver uma reflexão do o proprietário quer e para que quer esse animal? Quanto aos TB´s pois acredito eu que são animais de mais coragem. pois como todos sabem, nos EUA colocam garanhões TB para cobrir as éguas QM de velocidade e consequentemente esses animais atingindo o IV, tornam-se exemplares da raça!

Pois aqui no brasil ainda se tem muitos tabús com certas linhagens, digo linhagens de velocidade, pois um dos cavalos mais velocistas dos EUA chama-se TOLLTAC, pois é so rever suas apresentações para confirmar que era uma máquina de correr!! acredito eu que logo em breve teremos esses mesmos animais (descendentes) ja se apresentando bem dentro das pistas de tambor, pois retorno a dizer, pois a forma com que os treinadores vem realizando seus serviços conscientemente. Pois um exemplo fácil de citar são os filhos de SPLASH BAC, aqui no brasil ja caiu de moda ou melhor caiu no desuso, alguem sabe me dizer o porque? Pq a forma com que esses animais (splashs) tem outra forma de treinamento nos EUA e não se enquadram ou enquadraram no treinamento daqui. Quanto a um comentario que li nesse blog sobre os TB, PSI, PSC como queiram, pois tem inumeros desses exemplares que ja estão chegando nas marcas dos QM e há aqueles que ja bateram alguma marca de QM.
11/05/2010
Milton

Só uma observação; quem corria com o Bozo era Kristie Peterson e não a Kappy Allen como foi colocado no post...E esta linhagem (Sun Frost) ainda é muito forte nos rodeios...
11/05/2010
Revoltado

Sera niguem cosegue perceber que os cavalos tops de linha (q estão ganhando hoje), eles são super bem tratados, e super bem cuidados, desde manejo até veterinario e treinamento!!!!!!!!!!!!!!????? Como por exemplo os cavalos Da FNSL!!!!!! Esses cavalos estão sempre na frente por causa disso, e não simplismente porque são de corrida!!!!!!!! Tenho certeza que na estrutura que estes cavalos estão, se fossem animais de trabalho, tambem estariam ganhando!

Tem muita gente ai, q compra cavalo caro pronto, mais não sabe cuidar e treinar. E esse cavalo some! Vcs ja perceberem isso? Então! Na minha opinião cavalo pra ser bom, tem que ter dono!!! Ou seja, tem q ser cuidado. E lógico vocação! Tempo vem com o tempo!

11/05/2010
Luan Patussi

Boa noite Bruno.



Parabéns pelas colocações, são indagações interessantes e que devem ser levantadas...



Teoricamente, como comentei no outro tópico, é uma longa discussão e que cada um tem suas percepções, e o que devemos é instigar para que possamos formar as opiniões, sendo realistas e condizentes com as informações que temos...



Concordo com o Bruno, que houve um aperfeiçoamento nos treinamentos e nas outras áreas que irão fazer com que a performance de cada animal seja melhorada (nutrição, genética, manejo, pistas, condicionamento, etc).

Os tempos nos três tambores é a maior prova, pois assim como há os que defendem que hoje os animais que viram em tempos menores são em maioria das linhagens de corrida, o que concordo (porém não devemos generalizar), não podemos ser radicais, pois os mesmos animais de corrida também tinham as mesmas oportunidades em épocas passadas, e o que se provou foi a predominância dos animais com base em trabalho, isso prova toda a evolução, e também a compreensão de que foi aperfeiçoada tudo o que envolve e está por trás dos tempos. Se a Cromita MA 10 tivesse nascido em 1999, e a Brasita Moon ZO em 1984, estes teriam os mesmos rendimentos que obtiveram nas pistas? Talvez seja por esse lado que o Bruno pensou nesta pergunta. Teoricamente não. Mas não necessita dizer que a Cromita viraria 16 e que a Brasita viraria 18...





Quanto a tempo baixo das linhagens de trabalho no tambor, é extremismo... Não podemos generalizar. Há a evidência de que os animais com algum de corrida possam andar mais rápido nos tambores, mas não desqualifica os de trabalho a ponto de não considerarmos as possibilidades destes.



Quanto ao treinamento, é primodial. Só o papel não vai fazer cavalo andar mais ou virar mais, é a base, mas tem muitas variáveis.



Marketing faz muita coisa... O mercado nos ensina isso, e somos reféns dele, como comentei no post deste site (Porque comprar cavalos nos EUA e uma boa?! - http://www.lwagricola.com.br/index_01.php?menu=10&id=539).

Teoricamente, quanto maior o marketing, maior o volume de vendas, maior a produção, e maior será o número de animais que serão treinados e poderão demonstrar nas pistas seu potencial, fazendo com que haja o ciclo.



Sobre o Dash Ta Fame, nas corridas, ele é produtor de $15,262,777, o que é muito significativo, mas não o coloca entre os melhores e mais valorizados para este esporte, e hoje, segundo o site www.stallionesearch.com, sua cobertura custa $6,500, e a do Corona Cartel $35,000, então há realmente uma diferenciação na valorização dos produtos, e pelo volume de premiação nos Estados Unidos da corrida comparado com o tambor, poderia não valer a pena o investimento. Mas também não fundamenta que os Corona Cartel seriam melhores que os Dash Ta Fame.

A égua do Two Brothers, Corona De Flores é uma filha direta do Corona, porém nem sempre acompanho as provas aí pra cima, mas já vi que é muito boa...

Como já vi em comentários do próprio Thomaz, o que se busca no tambor nos Estados Unidos, talvez por menor custo ou por própria aptidão, são estes animais que possuem um índice menor nas retas, e talvez este fato condiciona os Dash Ta Fame a ter vantagens sobre os Corona Cartel, por exemplo, que teoricamente produz um maior número de animais com índice superior... será?



continua...

10/05/2010
Bruno Ribeiro

Mais uma pergunta aos impacientes: "Vcs já ouviram falar do Baco Gray? Solid Gamay? Sarambu Chicks?Indiana Bull?Teefany Por Sissy?Spider Doc FL?......?.....?Miss Star Red?ST Lena Star?.....SS Paloma ?.....

A meu ver estes são alguns cavalos que ou já andaram junto, muitas vezes na frente, e que a meu ver teriam potencial para ter dado ou em alguns casos ainda dar 16, e são ou corrida com trabalho, ou só trabalho.

Não estou ditando regras, minhas dúvidas são somente questionamentos de quem não se prende a um só lado da moeda.

Valeu Thomas pelo espaço!

Bruno
10/05/2010
grosso

"- Será que o problema dos bons cavalos de trabalho não foram treinados em uma época onde o conhecimento ou a forma de treinamento, ou as pistas, além do manejo oferecido eram piores e hoje eles seriam também animais de 16 alto ou 17 baixo?"



Meu Deus, com essa pergunta do Bruno, parece até que os cavalos de trabalho não estão sendo treinados...uahuhauhuaha Parece q eles pararam de ser treinados em 2000 e estão apenas indo pras provas passar destreinados... Caro Bruno, penso que não pensou na pergunta que fez... TODOS os animais de trabalho, bons ou ruins, velhos ou novos, de linhagens consagradas ou não, estão sendo treinados por treinadores bons ou ruins, correndo em pistas leves ou pesadas e sendo treinados com tecnicas novas ou antigas... Ninguem parou de treinar animal de trabalho não... Aliás, eles devem representar 90% dos animais de tambor que estão em CTs treinando... ME RESPONDE PORQUE NENHUM DÁ 16 ALTO, e pouquissimos deram 17 baixo? Eles estão sendo muito bem ou muito mal treinados... A questão é que pode ser da melhor linhagem de trabalho, treinado pelo melhor treinador com tecnicas atuais, e correr na pista mais leve... Jamais irá conseguir disputar com animal de corrida... O LIMITE do animal de trabalho é o que vemos hoje em dia em pistas... No ano de 2010, esse é o LIMITE, eles não vão melhorar, não vai começar a nascer animal de trabalho que corra mais que esses que já existem...
10/05/2010
tralala

eu acho q esse bruno deve entrar em uma faculdade q ate o final do ano ele tem todas as respostas



ja vi muitos cavalos de trabalho bolear, enqueichar e quase matar treinadores muito esperiente



e o mesmo acontesse com os de corrida e os burros como mencionou o nosso amigo ai.



ou seja se o cavalo quizer trabalhar nao vai ser a linhagem dele que vai dizer isso e sim o coraçao



abraço e parabens ao monzimho pela sua recuperaçao e como é bom velo de volta as pistas







10/05/2010
Jean Augusto

Um duvida nao entendi quando vc disse sobre PSI - TB o que significa isso? Vc quis dizer que seria mais caro?

Desde ja obrigado
10/05/2010
Jean Augusto

Achei mto interessante esses comentarios, pq afinal os americanos são otimos em markenting, afinal eles criaram esse mundo capitalista e acredito tbem que o que "realmente é bom" está ficando por lá, eles não vao deixar nos importamos a base dele, pois é um povo extremamente protetor dos seus interesses, temos mto que aprender ainda.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos