Um Otimo "post" Dr Luan - Merece Destaque!
05/05/2010
« Voltar

Achei tao bom e educativo o "post" do Dr Luan que ele merece um destaque especial.

E e por isso que faço esse Blog, apesar do tititi as vezes desnecessario, ele leva uniao, informacao e inteligencia para os amantes da modalidade e do cavalo QM.

Obrigado Dr Luan! Que seus comentarios incentivem outros! E um prazer poder dividir com a comunidade esse tipo de informacao!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa noite Thomas e demais participantes do blog da FNSL.
Primeiramente gostaria de agradecer por ter publicado minha pesquisa, e me colocar a disposição quando precisar de alguma informação que tenha disponível.

Complementando o que lhe enviei, separei os 100 melhores tempos de acordo com os pais, avôs paternos e avôs maternos, e os resultados foram os seguintes:

PAIS:
1º EF SHADY BROWN - Seus filhos possuem 8 tempos entre os 100 melhores = EF Vo Linda Brown (17,6 - 17,7 e 18,0) - Proud Shady G2 (17,6 - 17,8 e 17,8) - Dan`s Brown (17,8) e EF Lucky Brown (18,0).
2º APOLLO VM - 5 tempos = Victory Fly VM (17,6 e 17,8) - Vivid Apollo (17,6 e 17,7) e Dragster Deck ZO (18,0).
2º LEO CATH BID - 5 tempos = Indiana Bull (17,7) - Pauli Cath JMA (17,8 e 17,9) - Principe Catch JMA (18,0) e Kings Leo ZD (18,0).
4º FIRST DOWN JET WA - 4 tempos com o produto EF FIRST DOWN SHADY (17,6 - 17,7 - 17,8 e 17,8).
4º LIDER DA SM - 4 tempos - Imagine Lider (17,6) - Dafne Little BW (17,7 e 17,7) - Lider Jr AV (18,0).
6º CASTANHO RED - 3 tempos - Very Good Agae (17,7 e 18,0) - Ultra Red Agae (17,9).
6º DASH TA FAME - 3 tempos - Silver Creek Dash (17,6) - Twist Ta Fame (17,7) e Famous Aunt Wandy (17,8).
6º SIGNED TO FLY - 3 tempos - Miss Flying (17,9 - 17,9 e 17,9) produto com a craque Misslly Gamay JCR.
6º TROUBLE TWO TIMES - 3 tempos - ST Dandy Chick (17,6 e 17,8) e Candy Two Times (17,8).

AVÔ PATERNO:
1º SHADY LEO - 15 tempos ( 8 do EF Shady Brown + 3 do Castanho Red) + Zorrero Leo (18,0 - El Shady Zorrero) + Olivia Chick (17,7 - Fast Thunder PI) + Okie Leo Moon (17,9 - Jack Shady FF) + King Jay Special EK (18,0 - Shady King Times EK).
2º CATCHME IFYOUCAN: 5 tempos - os 5 tempos dos produtos de LEO CATH BID.
2º FIRST DOWN DASH: 5 tempos - os 3 tempos dos produtos do DASH TA FAME + Holland Shake EM (17,9 - Holland Ease) + Six Down Dash WA (18,0 - Holland Ease).
2º FISHERS DASH: 5 tempos - os 4 tempos do EF FIRST DOWN SHADY (First Down Jet WA) + ST Birita (18,0 - Fishers Fly).
2º HOLLAND EASE: 5 tempos - Lady Inata (18,0 - First Down Note) + Star Wars Agae (17,7 e 18,0 - Holland Wars) + Dash For Fortune (18,0 - Money Spinner) + Easy Shine (18,0 - Mr Holland Gray).
2º JET TORO - com os 5 tempos dos produtos de APOLLO VM;
7º GO MAN BARS II - com os 4 tempos dos produtos de LIDER DA SM.
8º JAY APOLLO BARS - 3 tempos: War Dixie Jay (18,0 - Captain Jay) + Perfectone Kevin Dan (18,0 - Dan Kevin Jay) - Smoke Apollo Bars (17,9 - Smokey Jay).
8º REGER`S SKIP - com os 3 tempos dos TROUBLE TWO TIMES.
8º THE SIGNATURE - com os 3 tempos dos SIGNED TO FLY.

AVÔ MATERNO:
1º SHADY LEO: 6 tempos: Os 4 tempos de EF First Down Shady (First Down Jet WA) + GF Shady Fama (17,9 - Haidas Little Doc) + ST Tapioca (17,6 - Hobby Top Cody).
2º RODOPIO SKR: 4 tempos: Os 2 de Star Wars Agae (Holland Wars) e os 2 de Very Good Agae (Castanho Red).
2º EL ZORRERO: 4 tempos: Os 3 de EF Vo Linda Brown (EF Shady Brown) + La Reina Zorrerita (17,7 - Return Point).
2º BILLY`S GAMAY: 4 tempos: Os 3 de Miss Flying (Signed To Fly) + Miss Squaw (17,9 - SR Harlenes Bar).
5º THAT DANDY DOC: 3 tempos: Os 2 de ST Dandy Chick (Trouble Two Times) + ST Birita (Fishers Fly).
5º MR JAY BEE DEE: 3 tempos: O de King Jay Special EK (Shady King Times EK) + Miss May Por Jangles (18,0 - Bo Jangles Moon TMR) + Dee Doc Lady (17,8 - Doc Streak Winnin).
5º EFFORT DECREE: os 3 tempos de Proud Shady G2 (EF Shady Brown).
5º DOC`S GAMAY: 3 tempos: Os de Perfectone Kevin Dan (Dan Kevin Jay) e Smoke Apollo Bars (Smokey Jay) + Outlaw Bee Dee (17,9 - Mr Jay Bee Dee).
5º APOLLO VM: 3 tempos: Os dois de Home Run Seven (A Streak Of Cash) e o tempo de Brasita Moon ZO (Zevi CRC).

Como mães, a única fêmea que obteve mais de um produto entre os 100 melhores tempos do Congresso do 2010 foi GALLERY AGAE, que é mãe de STAR WARS AGAE, com Holland Wars, que fez 17,7 e 18,0 - e VERY GOOD AGAE, com Castanho Red, que fez 17,7 e 18,0.
A excelente GALLERY AGAE é mãe também do grande POM POM AGAE (238,0 pts do RM) e NAPTHA AGAE (95,5 pts no RM), entre outros.

É a genética se provando e mostrando o resultado nas pistas do maior evento da história da ABQM, o Congresso deste ano.

Abraços à todos...

Nome: Luan Patussi
E-mail: luanpatussi@zootecnista.com.br



Comentários
» Enviar seu comentário


13/05/2010
Martha Herweg

Parabéns Luan! É muito legal de sua parte fazer esta pesquisa, que não deve ter sido nada fácil.



Abraços
12/05/2010
Bruna Tedesco Cortelini

Dr. Luann!!! ta com 20 jah?!



ahahahah... brincadeira...



parabens pelos seus estudos! eh sempre bom saber mais sobre essa raça que tanto amamos!
10/05/2010
Luan Patussi

Pessoal, primeiramente boa noite. Estávamos na organização de uma etapa de nosso campeonato (Campeonato Catarinense do Cavalo Quarto de Milha), e desde quinta-feira estava ausente, e por isso, vi somente hoje todos os comentários relacionados com o que postei.



Agradeço as palavras de Valdir Figueiredo Ferraz, pois do mesmo modo com o que ele se pronunciou, nunca tive menção de puxar para lado nenhum, somente após as pesquisas iniciais, vi que um tal de Shady Leo estava se destacando e que "deveria" possuir grande parte de animais descendentes entre os 100 melhores DESTE CONGRESSO, e então fui aperfeiçoando até chegar ao Shady Apolo Bars, que teoricamente deveria possuir mais descendentes ainda, e aí que cheguei no final. Iria analisar outros sangues, porém, como tenho aula em período integral e estava na competição, sobrou pouco tempo para continuar.



Como o Valdir comentou, não afirmei em momento algum que os Shady Apolo Bars ou qualquer outro representante seja superior aos animais de corrida, somente fiz uma análise estatística dos tempos deste Congresso nos Três Tambores, o que também não remete que nos próximos acontecerá o mesmo, e a tendência é que cada vez aumentem-se o número de representantes das linhagens de corrida e essa estatística vá alterando, porém, não devemos desmerecer os animais de trabalho.



Apesar de estudar o quarto de milha, também nunca tive muita oportunidade de dialogar sobre estes assuntos, então, o que também busquei, analisando o pedigree do Shady Apolo Bars, foi afirmar que ele possui o sangue de Sugar Bars (Three Bars), que realmente foi um dos pilares do quarto de milha moderno, e que deste modo significa dizer que ele tem a linha de outros reprodutores americanos dos Três Tambores, como o Fire Water Flit, que também é um neto de Sugar Bars, e concordo com o que disse José Neto, que Three Bars produziu para a evolução do trabalho, conformação e corrida, e foram se especializando de acordo com o que se buscava até chegar ao estágio que hoje vivenciamos.



Vou dar uma olhada nos outros posts pois só li este até o momento, senão é capaz de comentar outros assuntos que já foram tratados..



Mas agradeço os elogios de todos e todos os comentários e fico orgulhoso que o que "começei" deu bastante resultado...

Abraços



Então,
07/05/2010
joao netto

Senhores proprietários e competidores ......



Parem com essa discussao boba , num tem linhagem ruim guando se tem treinador competente e dono consciente , 3 a 4 anos atrás quem insistiu em corrida e teve paciencia esta colhendo o fruto , porque animais de corrida dao muito mais trabalho pra se treinar do que os de trabalho , e por sinal a minoria dos treinadores queriam treina-los ja que os proprietários queriam ver seus animais correndo logo , e eram orientados as vezes até por alguns treinadores a comprar linhagens de trabalho já consagradas e tbem pela facilidade do treinamento , os top de hoje no tambor vem de 4 a 5 anos de provas e os que estao começando agora vao colher seus resultados daqui a algum tempo , mas hoje vendo a evoluçao varios treinadores estao querendo corrida pra nao ficarem pra trás , os de trabalho nunca vao deixar de se destacar em algumas das categorias, ja que sao muito mais fáceis de tocar quando o cavaleiro nao tem total experiencia pra se tocar um de corrida , com competencia e paciencia dos treinadores e proprietários os animais de corrida , e até corrida x trabalho , vai ser o que o mercado vai exigir , como hj é realidade nos EUA , e tbem no BRASIL , como já estamos vendo ,,,

abraço a todos
07/05/2010
Three Bars

Minha gente tudo que tem de bom e de ruim no QM vem de Three Bars como vem de outros animais de 5 ou 6 geracoes atras...

Three Bars está presente em muitos fenomenos e muitos lixos do QM... É que damos destaque sempre aos raçadores, aos garanhões que foram grandes produtores... Na época de Three Bars eram muuuito menos reprodutores, por isso tudo que tem hoje em dia vem dele... Mas com certeza produziu muito lixo... Essa pesquisa dando destaque, e enfase a Three Bars ta querendo me convencer que a 6 gerações atras teve Three Bars q naquela geração seu sangue foi misturado na mesma linha com diversos animais, e q hj 6 geracoes depois, dezenas de cruzamentos depois, lá no final da linha genetica tem um tal Three Bars que faz os animais de hoje em dia serem bons ou ruins no tambor... Pelo amor de Deus...uahuhauhauhauhau
07/05/2010
Polemico

O comentario que gerou um novo topico foi escrito por mim, quero que entendam q eu acho valida a pesquisa, analise e estatisticas de Luan, como todos vcs dizem ele é um estudioso da raça, como disse tem 20 anos e sua mae disse q conhece linhagens desde criança... Eu tenho 24 anos e conheço a raça QM apenas a 1 ano... Se Luan quer ser um estudioso da raça, e TODAS suas modalidades, ai sim, deve dar atenção aos animais de trabalho, estuda-los sim, pois serão muito úteis a apartacao, team pening, redeas etc... Agora se seu foco é TAMBOR, esquece animal de trabalho, entre nos sites de criatorios e treinadores americanos, revistas e sites de noticias sobre tambor... Não existe trabalho... o foco é a corrida...
07/05/2010
Estatisticas

Já ouviu tal ditado que "Estatisticas comprovam tudo, exceto a verdade"?

Essas estatisticas mostram o q aconteceu esse ano no congresso, em 2011 vai ser diferente dissu, em 2012 mais diferente ainda, e cada ano que passar vai ser mais diferente do que foi nesse congresso de 2010... ate chegarmos em 2015 e o trabalho ter sido completamente substituido pela corrida... As estatisticas do Luan seriam espelho da realidade do QM se tivesse sido feita em 2000 e nao 2010... Em 2000 tudo q o congresso representou, veio representando ao longo dos anos seguintes... Só que o momento que estamos vivendo no Tambor é da mudança de eras, a era Shady Leo, não é mais a realidade... Essas estatisticas não demonstram a realidade do futuro proximo do tambor... representam o passado...
06/05/2010
Valdir Figueiredo Ferraz

PARA OS AMIGOS: 'Inteligente e Interessa",

Vocês fizeram um comentario nenhum pouco !intelegente! e muito menos! interessado!. O que o Luam esta fazendo e um trabalho dígino nos melhores elogios. Ele jamais, em tempo algum, afirmou que o Shady Apollo Bar e seus descendentes são melhores que os fantasticos QMs com linhagem de corrida. O que ela apresentou é uma estatistica, dentro de mais pura realidade. Voces dois sabem o que é estatistica? Em um futuro não muito distante, ele estara mostrando para todos nós em seus estudos que o Victory Fly, e seus descendentes vieram para substituir com vantagens os antigos animais descendentes do não menos fantastico Shady Apollo Bar.

sds
06/05/2010
Inteligente

Pela pesquisa feita, parece até que o futuro do tambor é Shady Apollo Bars, através dos garanhões que vem de sua linhagem... Então minha gente, comprem bastante animais vindo de shady apollo bars, shady leo etc... Gastem seus dinheiros, lembrem que eles estão cada vez mais baratos, quer melhor do que isso? bom e barato... ai vcs vão pra prova e lá esta o inteligente Thomas, com sua tropa, enxuta, de qualidade e FECHADA na corrida prontinhos pra taca o ferro nos Shady Leo de vcs... Frequentamos o blog e temos td vez q entramos aqui o exemplo a ser seguido, andar pra frente, ai tem gente q pensa em andar pra tras... Thomas tem Apollo x Signed to Fly, Apollo x Holland Ease, Fishers Dash x Merganser, A Streak of Cash x Apollo e Dash ta Fame x Easy Jet... Todos correndo bem e ganhando... 17 baixo sempre...

Então Thomas, me responde ai, sei q ama a Fofinha que é um fenomeno, mas quer compra outro animal Shady Leo?hauhahuhauh
06/05/2010
Interessa

Indo direto ao ponto, estudo a raça e a modalidade do tambor a 1 ano, muito menos tempo do q Luan... Mas conheco profundamente as linhagens nacionais e importadas tanto d trabalho quanto de corrida.

O relato do Luan é importante para conteúdo histórico principalmente, esses dados irão ficar registrados mostrando "o que foi um dia" no passado a modalidade do tambor, ainda se fez presente no congresso única e exclusivamente pelo fato de nossos potrinhos ainda estarem crescendo... Pois essas estatisticas são de pequena importancia para o futuro da modalidade, como disse representam passado e o presente, mas o futuro cada vez mais proximo nos deixa claro que não terão importancia.

Vamos lá, direto ao ponto. Shady King Times, EF Shady Brown, Shady Blue, El Shady Zorrero etc... que são melhores representantes da linhagem de trabalho descendente de Shady Leo, daqui a 3 anos não irão conseguir competir com os animais de corrida produzidos no Brasil ou importados, ainda hoje conseguem, pois existem poucos animais de corrida em relação a enorme quantidade de animais de trabalho, como o próprio Luan deve entender que 90% dos animais são de trabalho. Quantos animais de trabalho vemos virando menos de 17,500? Quantos Shady King Times, El Shady Zorrero viram abaixo de 17,500? Proud Shady(Shady Brown) tem mãe de corrida é o único que vira aliás virou poucas vezes e nesse ano, e podemos citar Miss Star Red. Raros animais de trabalho entre milhares fazem de vez enqndo menos de 17,500... E entre a grande minoria dos animais de tambor estão os de corrida que quando bons passam toda hora abaixo de 17,500... As pessoas que querem ganhar provas em 1D Aberta, nacional e congresso aberta, que não apostarem em animais de corrida no futuro recente, estão perdidos, animais de trabalho restam para amadores e olhe lá, pois amadores querem ganhar tambem. O futuro do tambor é a corrida, trabalho ta morrendo... Alias o presente do tambor é a corrida, trabalho está morto... Todos os criatórios estão aposentando seus garanhões de trabalho e importando de corrida... Olha nossos potrinho de corrida crescendo... Estamos caminhando para 17 baixo, 16 alto, animais de trabalho mal fazem 17 alto, de cada 100, 5 fazem, de corrida de 10, 5 fazem... O que querem comprar nos próximos leilões animais Apollo, Ease, Fame, Bullion, Flit ou Trouble, Zorrero, Shady Leo, Failas...
06/05/2010
Rafael Simões

Parabéns ao Luan ... ótimo trabalho !
05/05/2010
Gabriel

se no panico na TV temos o "charles wikipédia", no QM temos o nosso amigo Luan wikipédia.... parabéns luan...

sou um grande apaixonado do QM e dos seu raçadores ... procuro estudar mto linhagem ...

mas esse conhecimento todo ainda nao tenho

parabéns
05/05/2010
Maria José R.Silva

Fantastico o trabalho do Luan. Uma verdadeira ensiclopedia do QM.

Só temos que agradecer-lhe pelo trabalho.

sds
05/05/2010
jose neto

Na verdade o famoso Three Bars (TB) foi o grande cavalo que revolucionou a industria do QM pois através dele surgiram os três pilares da raça no mundo: Dash For Cash (corrida), Doc Bar (boi) e Impressive (conformação). Então falar desse grande cavalo é chover no molhado.
05/05/2010
heleno lima

Thomas. Simplesmente inacreditavel o trabalho, minucioso, correto e importante deste jovem universitario e futuro Zootecnista. Realmente, esta de parabens Luan. heleno lima
05/05/2010
Thomas Souza

Luan



Obrigado mais uma vez pelos seus comentarios! Sempre inteligentes e bem fundamentados!



Abs



Thomas
05/05/2010
Luan Patussi

Shady Apolo Bars é nascido em nasceu em 14/04/1970, e foi importando pela Fazenda Berrante (Renato Eugênio de Rezende Barbosa), em parceria com o Sr. Euclydes Aranha Netto, se não estou enganado.

Muito precocemente, desapareceu em 24/03/1980, segundo o que consta na ABQM, e produziu no Brasil apenas 118 produtos entre os anos de 1974 e 1980, contribuindo mesmo assim imensamente para a genética brasileira.



Em sua linhagem, destacamos tanto em sua linha alta como em sua baixa, o sangue de Sugar Bars, seu avô paterno e bisavô materno. Este, é um filho de Three Bars.



Se analisarmos a estatística americana dos Três Tambores. Veremos que:

- DASH TA FAME, vai a Three Bars através do pai de Rocket Wrangler, Rocket Bar, um filho de Three Bars. Em sua linha baixa, Dash Ta Fame é neto de Tiny´s Gay, um bisneto de Three Bars.

- FIRE WATER FLIT, é neto de Sugar Bars, assim como Shady Apolo Bars.

- JET OF HONOR, produtor de quase 2 milhões de dólares em três tambores, vai a Three Bars também em sua linha alta e baixa.

- FRENCHMANS GUY vai a Three Bars 4 vezes em seu pedigree, linha alta a baixa.

- DASH FOR PERKS vai 3 vezes a Three Bars, através de Dash For Cash, através do Easy Jet, que é neto de Three Bars, e ainda é bisneto através da sua avó materna Rapid Volley.

- MARTHAS SIX MOONS é Three Bars em cima, já que vai a Easy Jet, e em baixo é bisneto de Three Bars.

e por aí vai...



Claro que houve com um melhoramento do sangue para determinada modalidade, mas o sangue de Three Bars é presente em grande parte dos grandes animais da raça, tanto no Brasil, como nos Estados Unidos, ou em todo o mundo.



Em minha opinião, Three Bars, um Puro Sangue Inglês (TB), é sem dúvida o maior destes a servir para o Quarto de Milha e um dos maiores reprodutores em importância, devido sua grande produção e os resultados por ela obtidos. Contribuindo para a evolução da raça.



Analisamos também, que um reprodutor como Shady Apolo Bars, é neto de Sugar Bars e vai a Three Bars, o mesmo que acontece com Fire Water Flit, reprodutor de grande sucesso e que tem seu sangue trazido recentemente ao Brasil de maneira crescente, cujos resultados já começam a refletir, como é o caso do Top Firewater, reprodutor do Haras ZD, que é seu filho, cujo seus produtos já se destacam nas pistas.







05/05/2010
Luan Patussi

Oi Thomas, obrigado pelo Dr. Luan, nem é para tanto! hehe.



E obrigado a mãe pelas palavras e isso também serve de incentivo para continuar nesta caminhada...



Thomas,

Analisando os resultados, se vê a soberania do grande Shady Leo, que ocupa o 1º Lugar entre os avôs paternos e maternos, e segundo nossos dados, cerca de 24% (24 tempos) dos 100 melhores dos três tambores são netos de Shady Leo, seja na parte materna ou paterna.

Ainda, temos:

- Shady Sally Times FF, uma filha direta de Shady Leo, que obteve a marca de 17,962, e também fica entre os 100;

- Way Dixie Jay, que fez 18,015, que é filho de Captain Jay que é neto de Shady Leo, em mãe filha direta de Shady Apolo Bars;

- ST Birita (18,07), é filha de ST Spirit, uma égua That Dandy Doc X Shady Leo;

- ST Dandy Chick ( 17,6 e 17,8), é filha de ST Bridge, uma égua também That Dandy Doc X Shady Leo.



Isso significa dizer que 29% dos 100 melhores tempos do Congresso possuem sangue de Shady Leo. Grande Shady Leo!!



Então, se pegarmos o pai de Shady Leo, o Shady Apolo Bars, teriamos:

- Os 29 do Shady Leo que teriam seu sangue;

- Os 5 tempos dos Leo Cath Bid (Catchme Ifyoucan X Shady Apolo Bars);

- Os 4 tempos dos Lider da SM (Go Man Bars II > Shady Apolo Bars).

- Os 3 tempos dos netos de Jay Apollo Bars, que também é um neto de Shady Apolo Bars

- O macho Tulun San SMA (17,901), é filho de Double San SMA, que é neto de Shady Apolo Bars.

- Analisando o pedigree da Dama Bar Jay (17,969), veremos que seu pai, San Gold Bar´s, vai a Shady Apolo Bars em sua linha materna e paterna.

- Belle Sana Lince (17,927), é filha de Belle DP, que é uma Dixie Bar Gold (Shady Apolo Bars).

- O macho Doc Power Dunt'It (18,019), é filho de Baby Rose, que vai a Shady Apolo Bars através da Staf Bars (Mãe do Shady Doc > The Best Doc).

- Okie Too Gold (17,971), é filho de Monita Too Gold, que é neta de Shady Apolo Bars.

- Dancer Sky Bars (18,008), é filho da égua Taty Bars DJZ, que é Red Bars S3, um neto de Shady Apolo Bars.

- Cactus Dee Jay (17,786), é filha de Cactus San, que é neta de Shady Apolo Bars.



Então, segundo minhas somas, 48 dos 100 melhores tempos possuem o sangue do Shady Apolo Bars, praticamente metade. Impressionante! Isso prova que ele é não é somente pai de reprodutores (Shady Leo, Go Man Bars II, Dixie Bar Gold, entre outros), mas sim um grande pai de matrizes, que o coloca em evidência entre estas estatísticas aqui levantadas.



Parabéns Thomas pela oportunidade de discutirmos estes assuntos,

e abraços a todos.



05/05/2010
Luzi Léa Stürmer Patussi

Gostaria de deixar um pequeno comentário sobre o Luan, meu filho, que apesar da pouca idade, 20 anos, se dedica a raça Quarto de Milha desde criança sendo um profundo conhecedor e estudioso de todas as linhagens. Conhece "nome e sobrenome" de todos os animais brasileiros e importados. Tanto é que uma das "brincadeiras" preferidas dele quando criança era que eu pegasse uma revista da ABQM e com ela em mãos fosse perguntando página por página à ele o nome dos pais e avós de cada cavalo que tivesse publicidade na revista. Parabéns ao Luan, pela dedicação que tem a raça. No ano que vem ele já se forma em zootecnia e com certeza será um grande profissional.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos