Otimo Relato do Curso da Jolene!
03/05/2010
« Voltar

Recebi esse otimo relato do curso da Jolene Stewart, ocorrido esse final de semana em Botucatu.

Rafael Marques do Tres Pinheiros teve a gentileza e o trabalho de dividir com a turma do Blog como foi! Obrigado Rafa!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Thomas, estive sábado e ontem no curso da Jolene Stewart lá no Horses (Chico Garcia), em Botucatu.

Como você não foi, e está diretamente ligado ao blog, achei interessante te contar como foi para que você possa responder algo caso lhe perguntem, pois houve bastante comentário sobre esse curso.

A Jolene é uma famosa treinadora e competidora norte americana do Judd Little Ranch, que veio pela segunda vez ao Brasil (a primeira para correr em Barretos).

Ela trouxe sua assistente, Ashley, que irá assumir o treinamento de 3 tambores e 6 balizas do Judd Little Ranch (a Jolene vai casar e se mudar de lá).

O curso teve seu início no Sábado, 01/05, pontualmente às 09:00, e contou com 12 cavalos e 20 ouvintes. A pista da Fazenda Alvorada (Horses) estava bem leve e segura, o que ajudou MUITO no andamento do curso e para não desgastar tanto os cavalos (pois estava BEM quente).

Dentre os pontos abordados no sábado, estava presente em todos os conselhos dela aos alunos a palavra "flexionamento", o que até impressionou alguns dos treinadores presentes, pois a maior parte dos treinadores de lá preferem os animais mais "duros", menos flexionados, totalmente o oposto do sugerido e cobrado pela Jolene.

A mesma passou diversos exercícios focados em reduzir, controlar, impulsionar e conduzir a índole do cavalo durante a competição e/ou treinamento, e para isso ela montou em todos os animais do curso, passando algumas vezes no trote, algumas no galopinho e uma vez forte, e tudo que ela fazia, a Ashley ia anotando ao lado, como dificuldades, facilidades e planos de ação para cada cavalo.

Adianto que a simplicidade e simpatia de ambas foram os pontos alto da clínica aliado ao conhecimento prático e solução de problemas, sem dúvida.

Em todo o tempo que a Jolene montava um cavalo, a Ashley, sua assistente ficava tambem ao fundo da pista, com rédeas abertas, um bridão especial, realizando a "pescaria", já escrevo sobre isso.

Após o almoço, saímos da pista para o redondel, para que ela mostrasse alguns exercícios práticos para cavalos duros ou com dificuldades em determinada parte do trajeto.

Encerramos o sábado com uma avalanche de perguntas para ambas, que responderam prontamente a todas, com detalhes, indo a fundo na resposta e dando exemplos práticos.

No domingo, já não tão quente, começamos pela manhã (às 9:00 cravado, de novo) com a demonstração de uma técnica dela chamada "pescaria", que envolve paciência e habilidade por parte do treinador: usando um potro de 3 meses de doma, com problemas no pescoço e uma tendência de manter a cabeça sempre alta, a Ashley passou 70 minutos parada ao fundo da pista com o mesmo, dando leves toques de um lado seguido do outro na boca do potro, mas bem leve MESMO, e centimetro a centimetro ele ia se entregando.

A sacada desse trabalho é derrubar de pouco em pouco a linha de pescoço do animal, e assim que ele abaixar um pouco, você libera totalmente as rédeas e só volta a pegar nas mesmas caso ele volte a levantar a cabeça. Então é um jogo de puxa e solta, puxa e solta, puxa e solta, que resultou em IMPRESSIONANTES 4 ou 5 circulos pequenos desse potro, com o focinho praticamente raspando no chão. Realmente incrível, o que só aumentou a fidúcia de quem assistia a clínica.

Após essa demonstração fizemos uma pequena competição, colocando em prática os pontos passados por ela. Foi bem divertido. Ainda no domingo, teve uma mesa redonda sobre a conformação de um animal de 3 tambores, linhagens, medicamentos, casqueamento e outros.

Após essa "prova" focou-se o curso para 6 balizas, muito interessantes.

No geral, os pontos tratados foram: Posicinamento de mãos e corpo, como flexionar o cavalo da maneira correta, onde empurrar, onde segurar o animal, exercícios para acalmar animais nervosos, tecnicas de condução em provas, como auxiliar potros na virada, como realizar um giro perfeito no tambor, conformação do animal de 3T, linhagens atuais e antigas, como iniciar um animal no rendondel e tecnicas de treinamento de 6 balizas.

Após as 6 balizas, ela mostrou alguns freios americanos (quase todos iguais aqueles que eu te disse que comprei no Ebay) e abriu uma venda dos mesmos.

De uma maneira geral, achei muito proveitoso o curso, como todos que lá estavam. A Jolene falou menos e fez mais, exatamente o que precisamos, e mostrou o resultado do que estava sugerindo na hora. Realmente uma treinadora/competidora diferenciada.

É isso.




Comentários
» Enviar seu comentário


05/05/2010
Francisco Garcia

Thomas



Antes de mais nada quero agradecer a todos os que estiveram presentes a esta clinica e espero que a mesma tenha contribuido bastante para melhorar o know how de cada um que dela participou.

Para nos foi um prazer recebe-los em nosso rancho e esperamos que com essa clinica tenhamos dado uma contribuição para a modalidade,pois a Jolene é realmente uma profissional muito competente.



um grande abraço a todos que aqui estiveram



chico garcia
05/05/2010
Luiz Gustavo

Olá Rafael, quando eu quis dizer detalhar, seria dizer que tipos de freio ela usa (os tais freios americanos), que tipo de bridão ela usa na "PESCARIA", etc....



Abs.,

Luiz Gustavo
03/05/2010
André Ribeiro

Rafael parabéns pelos comentários!!! Até parece quem anotava era vc, não esqueceu nada, todos detalhes!!!!



Gostei muito do curso tb, pena ter tido uma presença pequena.
03/05/2010
Rafael Marques

Thomas, grato pelo post! É um prazer fomentar o blog e o assunto.



Luiz, não entendi o que você solicitou...como assim "detalhar" ?
03/05/2010
Luiz Gustavo

Olá Rafael, sem querer "abusar" e já abusando, vc poderia detalhar melhor a questão dos freios ?



Abs.

Luiz Gustavo
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos