Castrar Machos Adultos e uma Boa?
13/01/2010
« Voltar

Estive lendo uma materia interessante numa revista sobre cavalos escrita pelo grande treinador Bob Avila.

Ele levanta uma questao que com certeza vemos por aqui.

Assim como nos EUA, existem por aqui um numero enorme de garanhoes ruins perpetuando sua genetica ruim com uma producao que ninguem quer investir, prejudicando a todos.

Garanhoes sao dificies de manejar, complicados de lidar e requerem toda uma atencao especial. Se ele nao se provou como sendo superior em performance ou na producao, mesmo tendo mais de 12 anos, porque nao castra-lo e dar a ele uma vida sem os abalos psicologicos que a testesterona tras? O Bob Avila argumenta que esse seria o caminho para nao so ter uma manejo mais tranquilo, mas tambem no limite melhorando a sua performance como atleta.

Ele argumenta que na sua experiencia, se isso for feito por veterinarios altamente qualificados, que isso pode ser bom para todos.

E para se pensar!




Comentários
» Enviar seu comentário


15/01/2010
Bruno Ribeiro

Olá!



Também acho muito importante esta questão pois a 15 ou 20 anos ainda eram poucos os cavalos puros a disposição do mercado que queria aumentar seu plantel e hoje o problema já não é mais este. Precisamos nos atualizar e organizar novamente os pensamentos, e castrar garanhões improdutivos é sim ótima opção. Ou senão como nosso país é muito grande destiná-los a cobrir éguas comuns para fazer tropa de serviço e receptoras 1/2 sangue. O que não podemos nos esquecer é que um garanhão deve ser descartado após cobrir boas éguas, ter filhos bem criados e bem encaminhados nas modalidades onde sua linhagem é mais específica, e mesmo assim não produziram nada.

Castrar animais nessa situação é o melhor a fazer com certeza.

Um abraço

Bruno
15/01/2010
Maria Antonieta C. G. Witte

Eu acho que depende do destino do cavalo, eu castrei o meu, pq quero um cavalo calmo pra competir, existe garanhoes como VICTORY FLY que entra calmo na pista, tem um comportamento bom, o meu nao estava mostrando isso, e como nao era pra vender cobertura,mesmo tendo um bom papel, resolvi castrar. Tem que ver pra que caminho vai seguir o cavalo, se ele nao serve pra garanhao, pq linhagem nao é boa, tem o comportamento muito agitado, sou a favor , mas sim, por veterinario capacitado.Acho legal tb ter categoria pra eles nas provas.

um abraço
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos