Corrida da Cow Sense!
22/09/2009
« Voltar

Por essa eu nao esperava, mas faz total sentido.

Grandes criadores de cavalos com linhagens de boi fazem de vez em quando um cruzamento com cavalos de corrida. Isso nos EUA e claro. Eles dizem que isso renova o cow-sense ja que os cavalos de corrida tem um otimo cow sense que nunca e explorado de forma adequada por motivos obvios.

Mas pensando bem isso faz total sentido. Digo isso por dois motivos.

O primeiro e que grandes lendas da raca como Doc Bar ou Jewels Leo Bar (pai do Freckles Playboy) foram cavalos com linhagem de corrida que nao serviram para a raia e foram descobrir o seu verdadeiro proposito na apartacao.

O segundo, e so ver o sucesso dos cavalos de corrida na vaquejada! Logico, a forca, velocidade, arranque sao importantes, mas nao ter medo e saber enfrentar o boi faz parte do cow-sense!

Isso tudo so comprova a tese que a linhagem de corrida e a mais versatil do QM hoje.



Comentários
» Enviar seu comentário


23/09/2009
Thomas Souza

Gustavo



Gostei do post - super bem colocado, inteligente e direto. Mas ainda assim acho importante a distincao da linhagem dentro da raça. Afinal, o QM e versatil sim, mas ele foi "cruzado" para correr. E logicamente existem linhagens que sao mais apropriadas para algumas modalidades que outras. Pelo menos eu nao discuto que uma linhagem e melhor para uma categoria dentro de uma modalidade como muitos fazem.



Abs



Thomas
23/09/2009
Gustavo Monteiro

Olá Thomas,

Muito legal a reportagem, realmente mostra a versatilidade do Quarto de Milha.



Acredito que esta distinção entre as linhagens dentro da raça não agrega e muitas vezes não é a mais verdadeira. Afirmar que corrida é a linhagem mais versátil além de ser extremamente questionável, é vago porque neste caso induz a pensar que todo cavalo de corrida poderia ser um bom apartador, fato que não é certo pela grande infusão de sangue PSI. O que existe são linhagens excepcionais que apesar de terem muita velocidade, têm também um ótimo cow-sense.



O Quarto de Milha nasceu por ser e para ser a raça mais versátil e é isso que ela deve continuar sendo. Por isso é comum vermos animais criados para uma modalidade ganhando e fazendo história em outras modalidades, esse é o grande diferencial da raça. Avaliar os animais e pedigrees individualmente e saber garimpar as suas qualidades para então efetuarmos os melhores cruzamentos para obtenção dos indivíduos mais próximos da perfeição, é a melhor maneira de evitarmos cair na velha discussão (corrida x trabalho) que nada agrega para a raça, não ajuda no melhoramento genético da mesma, pois ela é mais emocional do que científica.



Todos corremos para o mesmo lado e buscamos o atleta perfeito, que possa saciar os nossos desejos de vitórias e melhoria dos tempos. Mesmo porque é comum ao avaliarmos pedigrees a partir da 4 geração vermos "QMs de corrida" com sangue de boi e "QM de trabalho" que tem em seu pedigree grandes corredores.



E que apareçam os grandes QMs, os animais que todos admiram, que trazem resultados, sem nos preocuparmos se eles são Corrida ou Trabalho, ou se são a mistura dos mesmos, feitas para juntar os melhores pontos dos dois lados da moeda. Isto sim fará o QM mais forte, a raça mais versátil do mundo.



Abraço

Gustavo



O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos