Um Debate dos Diabos!
04/08/2009
« Voltar

Esta sendo feito um debate dos diabos no Blog e nos bastidores.

Com os tempos cada vez mais baixos no tambor, nem precisamos falar do 16s815 do Holland, e fato que a premiacao divisional esta deixando cada vez mais para tras aqueles animais que fazem 18s.

Em outras palavras, vamos dizer que esse tempo se repita, oque certamente vai acontecer ao longo do tempo. O 2D, com 500 centesimos seria o 17s316, o 3D seria 17s817 e so o 4D entraria na casa dos 18s. Isso na categoria aberta e claro.

Como resolver isso? Existem duas correntes - uns acham que as deveriamos aumentar o tempo das divisioes, ou seja de 500 centesimos para 700 centesimos ou mesmo 1 segundo. Outros acham que temos que aumentar o numero de Ds.

Nos da FNSL acreditamos que nao seria bom arbitrar sob algo que ja esta muito bem definido que e o tempo entre as divisoes. Em outras palavras, somos a favor de aumentar o numero de divisioes para algo como 4D ou 5D. Isso porque como definir que o intervalo de tempo correto e 700 centesimos e nao 800 ou 750 ou 900 centesimos? O formato D ja existe e esta bem entendido por todos. Nao precisamos re-inventar a roda. Senao cada prova vai ter um formato de premiacao divisional com uma faixa de tempo diferente. Pode ate ser uma solucao, mas dado que a informacao e a transparencia nem sempre andam juntos nas provas, achamos que isso traria muita confusao.

Achamos que poderiamos aumentar o numero de divisoes. O problema disso e como ai fazer a divisao do premio em si. Infelizemente, apesar do crescimento que temos notado na modalidade, tenho notado que o numero de inscricoes encalhou pegando a categoria Aberta como exemplo. Uma solucao para o problema e consolidar as categorias - e acredito nisso no longo prazo. Teriamos entao uma so categoria Jovem premiando 5D, uma so categoria Amador premiando 5D e uma so categoria Aberta, premiando 5D - isso no limite e claro. Hoje temos um numero muito grande de categorias, que funciona bem num Nacional ou Congresso quando se tem um numero enorme de animais presentes de todos os cantos do pais, mas em provas menores de Nucleos ou regionais, tenho minhas duvidas. Nos EUA existem provas com 10D e com 20 premiados em cada D!!!

Entao fica em aberto o debate. De sua opiniao sobre o assunto e ajude a todos a entenderem os pros e contras da premiacao divisional como ela e hoje. Uma coisa e certa - ela e mais justa e ajudou o tambor a crescer muito nos ultimos anos e nao podemos ou devemos voltar a premiar so os 5 ou 10 primeiros. Isso funciona quando se tem 50 inscricoes, mas nao funciona quando se tem 200 inscricoes! E so ver o Nacional desse ano - na categoria Exibicao foram quase 300 cavalos e so 10 (3%!!!!) ganharam um premio - seja ele um trofeu ou dinheiro.




Comentários
» Enviar seu comentário


08/08/2009
carioca

Feio mesmo Sr jean, foi as premiações dadas em pista pela ABQM na copa dos campeões, pois foram chamados os 10 melhores e só o primeiro lugar ganhou fivela e o restante um mero e suave aperto de mão.
06/08/2009
paulista

eu discordo com o jean augusto por que quem está começando nao tem mais onde correr, as provas que nao tem divisoes ou com poucas divisoes ou com divisoes "pequenas" estao ficando só para aqueles que estão no meio a muito tempo e tem muito dinheiro, pois não é qualquer um que tem dinheiro para ficar comprando cavalo a mais de 100 mil reais para ficar mais competitivo. Ou tem algum cavalo de 20 ou até mesmo 50 mil que só de 17s para competir com os outros, seja em aberta ou amador, que cada dia que passa alguns ficam mais "profissionais"?
05/08/2009
carioca

Acho eu que não podemos esquecer que esta transição dos 19 para 18 e para 17 seg aconteceu muito rapido aqui no brasil, segundo o levantamento do thomas foram batidos varios recordes em menos de um ano, e o que fazer com os cavalos de 19 ou 18: estes vão servir sempre para aqueles que estão começando no esporte, e todos nós fomos principiantes um dia e o sistema de divisões serve para poder capacitar tanto os cavalos, cavaleiros e treinadores, e assim estariamos fazendo aquilo que o esporte e a raça QM requer, que é FOMENTAR, e não se esqueçam da historia da cigarra e da formiguinha, se não pensarmos no amanha o esporte acaba, e se forem fazer uma prova só com cavalos de 17 s vai haver 10 a 15 conjuntos e o que ainda engrossa o caldo são os cavalos de 18 s e 19s e eles precisam ser incentivados de alguma forma, nada mais justo do que o sistema de divisões.

obrigado
05/08/2009
jean augusto

Eu vejo isso como uma forma de querer qualificar os piores!!! E num esporte vc tem que valorizar sempre os melhores os mais capacitados logico que incentivando todos, isso ja ocorre com o intervalo de 500 milesimos e ja foi criado esse paramentro que ja esta consolidado e ficar mudando nao seria legal para o entendimento e maior afirmaçao; seria o mesmo que muda o Camp Brasieliro de futebol no meio do campeonato!!! Agora as divisoes de Ds acho q qto mais tver seria melhor temos que ser humildes e copiar mesmo oq ocorre nos EUA oq da certo la; na vida nada se cria td se copia.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos