Doping? 2 Animais? Quem Sera?!
02/07/2009
« Voltar

Um comentario no Blog chamou a atencao e diz respeito ao doping!

De acordo com ele, 2 animais do mesmo proprietario foram pegos no exame em uma prova oficial ABQM!

Nao tenho ideia quem pode ser, mas se for verdade, logo logo aparece. Se nao for, o boato morre rapidamente!



Comentários
» Enviar seu comentário


05/07/2009
Sóciodaabqmaptbnbha

Dr Hernani, não é preciso tanto stress e, por favor, nos brinde apenas com uma última contribuição, ela seria importante, afinal foi você quem escancarou vários tópicos desse nebuloso episódio:



1- Na qualidade de dirigente da ABQM (integrante eleito do seu Conselho Técnico) e portanto conhecedor de seus Estatutos, considera que a direção da ABQM deveria avaliar e, se for o caso, punir os envolvidos por essa farça esportiva praticada em animais criminosamente clinicados?



2- Ou acha que a questão pode ser circunscrita às atribuições da Comissão do Turfe do JCS?

Que tem os seus limites definidos como Comissão do JCS, e comparada a minha belíssima Baturité, que, pelo que diz (de forma preconceituosa), evidentemente não conhece (mas agora vai conhecer, pelo menos, um trecho de nosso lindo Hino: "Baturité... falam linda, porém pequena e o nosso povo responde...pequena, porém decente!..." (ou seja, Comissão: competente, porém limitada).



3- Sendo, portanto, um evento Oficial da ABQM (STF), pode uma Comissão tão restrita (Baturité) avaliar exclusivamente um crime de tal envergadura e tão vergonhoso, de proprietário, que você conhece e que já não é primário e sim já reincidente?



3- Acha razoável que uma Comissão que SOMENTE TEM PODERES para punir com SUSPENÇÃO O TREINADOR, cabendo ao proprietário (Cachorro Grande), no máximo, somente o pagamento de alguma multa ($)?



4- Acha mesmo que esse encaminhamento pode ser considerado punição exemplar? exemplo do que e para quem?



Afinal, quando falamos de "cachorro grande" (figurado, como seus nervos não permitim assimilar), falamos do poder aquisitivo de quem, majoritáriamente, participa dessa modalidade e não dessa forma tosca e limitada de contagem de "cavalos que cada um mantém"!



Finalizando, para todas as suas "certezas" me permita apenas uma certeira: "Alguns veterinários, quanto mais conheço, mais pena tenho dos nossos cavalos"... Ou os anabolizantes, cafeinas e outras "inas" não são exclusivamente prescrições de certos veterinários?





04/07/2009
Lucas

Olá Thomas, sabe o que me impressiona mais dentro do problema doping? Não é o fato de isso beneficiar os proprietários durante as competições, mas a capacidade que as pessoas têm em prejudicar o animal em si....ou será que os veterinários, treinadores e proprietários não sabem as possíveis consequências do uso contínuo de anabolizantes, diuréticos, entre outros?



Aqui fica minha indignação, o cavalo não merece isso...



Abraço
04/07/2009
Sóciodaabqmaptbnbha

Obrigado por ter gostado do comentário Thomaz, o seu blog é a "tribuna livre" do QM hoje, a única!

Se me permite, gostaria de continuar minhas indagações, mas antes concordando inteiramente com você:



* Essa parcialidade da ABQM nos exames de doping somente no Tambor e Baliza é um absurdo e tem que mudar! Devemos tratar essa questão do doping com muito mais rigor e para todos, inclusive para Conformação (se bela conformação for à base de muito anabolizantes, façamos então Modalidade de "Cavalos Alterofilistas"?), E então no Trabalho, "os rabos mortos" dos animais de Rédeas? E que não venham com "balelas" tipo: "é muito caro", "só no Tambor e Baliza que é para proteger os nossos filhos" , "é Tambor/Baliza onde mais se tem usado", tudo conversa pra boi dormir, não fazem porque não querem enfrentar os...."cachorros grande" nas várias modalidades, não fazem porque a nossa Conformação acaba...



Agora mais umas indagações ao Dr.Hernani:



1) Se o Dr. Hernani sabia desse fato tão grave que está acontecendo, porque somente falar depois de indagado e "de insistentes pedidos" como ele textualmente diz? Isso não é errado doutor? Onde o senhor está contruibuindo para o nosso esporte e as nossas famílias, ao calar-se diante de fato tão grave? Se o senhor tem até mesmo informações privilegiadas do Laboratório do JCSP (que faz os exames), o nome da droga anabolisante que usaram (Boldenona), porque não foi o primeiro a tratar do assunto até de forma educativa e para melhor esclarecer os nossos competidores? O senhor não é sempre assiduo contribuinte deste ótimo Site com temas até menos relevantes? Para que dizer somente agora "se informe com um Veterinário, como se isso fosse verdade (nesse caso concreto)?



2) Pode o Doutor afirmar, como está implícito em sua resposta, que o Proprietário, o Treinador e o Administrador, todos responsáveis por DOPAR esses dois animais nas Classificatórias do PF/ABQM e Rainha da Velocidade/ABQM não SÃO MA gistralmente, ASSISTIDOS por Veterinários MUITO competentes? E, PELO QUE SABEMOS, ATÉ MESMO POR MAIS DE UM?



3) E correta essa saída "FÁCIL" E "MUITO BRASILEIRA", de jogar toda a culpa nas costas "DA SECRETÁRIA"? Nesse caso, O TREINADOR? QUEM PAGA AS CONTAS DOS MEDICAMENTOS NO FIM DO MES, É O TREINADOR? Pelo que o Doutor disse, a ABQM não se mete, vai ficar isenta, lava as mãos e a "Comissão de Corrida do JCS" aplica a punição...Será?

Eu já acho que agora não...O Doutor sabe, também...Que, DESSA VEZ, o "CACHORRO É MUUUUITO GRANDE". Acredita mesmo que a "cossita" vai parar só "na secretária"? Na suspenção do pobre Treinador pela tal Comissão de Corrida?

Não, não, não... doutor... VIDA MAAAANSA é tudo o que os dirigentes da ABQM não estão vivendo nesses dias, doutor... o sr, sabe...Dessa vez não vão conseguir esconder como avestruz, só a cabeça na terra...até porque agora choveu muito... é pura lama Doutor...e bota lama nisso...
03/07/2009
hernani

Fica dificil ate refutar comentario tao infeliz,mas esta sera o minha ultima participacao em assuntos deste naipe,ja que nao tenho tempo para ficar perdendo com acusadores anonimos.

Prefiro gastar meu tempo ocioso com lazer ou estudando,coisa que alias fica evidente, alguns nunca fizeram.

1 Meu pronunciamento nao e oficial,ja que nao faço parte de nenhum cargo diretivo do JCSorocaba

2 Chamar proprietarios de "cachorros " se nao é infeliz é pouco educado mesmo tratando-se de metafora

3 Em Sorocaba temos varios proprietarios ditos pequenos,nos quais se incluem o Vito Madio assiduo frequentador deste blog,Roy Roger Castedo proprietario de no maximo 2 animais /ano e lidimo vencedor do PF corrida 2008,Luiz Carlos Sartori nosso compnheiro de 3 Tambores e proprietario de 2 animais ,Theo Piolli,Julio Climaco ,Mario Sergio,Ademir Rorato (Challenge 2009) ,Leo Segerius ( 1 animal /ano)etc.......

4 A contra -prova foi feita na 4a. ou 5a. feira e portanto ate aquela data ,nada estava confirmado

5 Nao falei a "marca "do medicamento mesmo porque o correto e dizer nome comercial,e somente quem aplicou sabe isto.

6 Obviamente hoje sei o nome dos animais e proprietario,mas como toda informacao oficiosa ,so deve se tornar publica qdo oficial.

7 Qto as puniçoes ,sançoes da ABQM,sinceramente nao sei como funciona,talvez alguem deva consultar o regulameto da associacao.

E finalmente apesar de nao saber nada sobre o juiz de Baturite,sinto a forma pejorativa como se referiram a comissao de turfe do JCS.

Saibam companheiros de blog que tal comissao e composta por 4 veterinarios,a saber Dr.Ricardo Esquerre (presidente),Dr.Gulhermo Laguna Legorreta,Dr.Alexandre Batiston e Dr.Luiz Correa Neto, todos atuantes e de reputacao ilibada(qualidades que alias varios destes anonimos nao possuem ),Se referir a esta comissao desta forma e tentar denegrir toda uma classe de profissionais,alias varios destes participam deste blog,como os Drs Alfredo e Helio Itapema e os futuros como Hernani filho e Julia Fratti

E aproveitando que amanha teremos corridas ,os interessados em dados OFICIAIS devem ligar para 015 32931177,ou 1169,as corridas tem inicio as 12hs,mas tenham certeza as puniçoes serão as previstas no codigo nacional de corridas,sobre o qual com certeza alguns nunca ouviam falar

Para terminar uma certeza : Quanto mais conheço os homens ,mais gosto dos meus cavalos
03/07/2009
Thomas Souza

Otimo comentario postado hoje! Acho que sao perguntas muito importantes e que nao podem ficar sem resposta. Mas como ate o Presidente do Senado, Senador Jose Sarney, do Brasil nao responde nada...e bem possivel que fiquemos sem respostas.



Mas um ponto me chamou a atencao - deveria sim ser criado uma comissao nao para o trabalho mas para o tambor e baliza porque por incrivel que pareça, so essas duas modalidades tem anti-doping no Congresso, Nacional ou Copa dos Campeoes. As outras modalidades sao "superiores" e nao tem disso. Isso eu nao entendo!



Vamos ver oque acontece a partir da divulgacao dos fatos!



Abs a todos
03/07/2009
Sociodaabqmaptbnbha

Ufaaaa! Enfim vem alguém, que "sabe das coisas", é também veterinário de animais do JCS, e nos informa com muita precisão e OFICIALMENTE sobre esse acontecimento, vamos então aos fatos até agora apurados:



1) Não eram fofocas e "intrigas" "de anônimos" e era correta a INFORMAÇÃO (viu Professor de Ética Aureo Fiorita!) de que pegaram doping em prova, pior que oficializada, OFICIAL da ABQM. Mérito de quem deu a informação e, sobretudo, do Site por ter divulgado!

2) Era também certa a informação dos 2 animais e, aí por pura intuição, que só podiam ser de "cachorro(s) grande", porque lá no JCS só tem animais correndo de... "cachorro grande", é claro...

3) Que não sabiamos, como ainda não sabemos com certeza, de quem SÃO... (informação nova do Dr.), o boato é de que é apenas de um proprietário...

3) Que agora o que nos interessa saber é: Se tiver punição, quando, de quem, como e se vai ser exemplar...

4) Não temos ainda certeza, que se o assunto não tivese sido levantado por "anonimos", o Dr. Hernani tivesse nos informado, OFICIALMENTE e com tantos detalhes, pelo (ótimo) Site da FNSL, até a MARCA e o TIPO da droga que foi utilizada.

5) Também temos TOTAL certeza de que ele, Dr, Hernani, SABE quem são os animais dopados e quem é o PROPRIETÁRIO OU OS PROPRIETÁRIOS, só está omitindo. O que é uma forma também de esconder informações. Igualmente como somos obrigados a esconder nossos nomes...



AGORA, COM AS INFORMAÇÕES OFICIAIS DO DR.HERNANI, QUE É VETERINÁRIO E "CONHECE MUITO DO ASSUNTO", RESTAM OUTRAS DÚVIDAS AINDA NÃO ESCLARECIDAS, COM A PALAVRA A DIRETORIA DA ABQM:



1) Que a Comissão de Corridas do JCS vai aplicar a punição dita pelo Doutor é uma coisa, pois eles cuidam dos interesses do JCS, questão resolvida...

2) Mas e a ABQM, como vai agir como a Associação da RAÇA? Vai "lavar as mãos"? Basta "a punição da Comissão da Corrida", para solução da questão DE UMA PROVA OFICIAL DA ABQM, como diz e vaticina o Dr.Hernani?

3) E porque no TRABALHO já não se montou também, "uma Comissão de Trabalho" para penalizar os dopados?

4) É tudo Quarto de Milha registrados na mesma Associação ou os de Corrida são privilegiados e estão acima das nossas regras, PARA O BEM E PARA O MAL?

5) É Competição OFICIAL DA ABQM, ou é "Competição oficial" da tal Comissão de Corrida do JCS"?



COM A PALAVRA A DIREORIA DA ABQM!!!! OS ASSOSSIADOS DAS MODALIDADES DE TRABALHO AGRADECEM!!!



É ou não é, "DOUTORES EM ÉTICA" e críticos desses "falsos" anônimos", que cometem "a barbaridade" de denunciarem coisas erradas em esse também ótimo "Disque 1/4 de Milha", serviço prestado pelo Site do Thomaz? Não foi assim que também pudemos saber do tombo dos comandantes da APTB/NBHA recentemente?



E finalmente, porque quem sabia do grave assunto não escreveu para o Site FNSL para dar a informação, com seu próprio nome (e somente agora faz), isso não era IMPORTANTE, para todos? Só agora é? Porque essa tentartiva de "blindagem" dos bacanas da corrida? Porquer jogar para o "juiz de Baturité", lá do interior do Ceará (essa Comissão da Corrida) e não o STF (a ABQM) o Julgamento e a punição dos infratores, tão com medo do que? De "Cachorro Grande"?



02/07/2009
hernani

Amigo Aureo

Havia me esquecido.

Faço das suas as minhas palavras,nao podemos desvirtuar este blog que tanto nos informa e diverte

abracao
02/07/2009
Hernani

Vamos, devido aos insistentes pedidos, tentar esclarecer os fatos referentes ao dopping num evento oficial da ABQM.

Foram 2 animais pegos nas eliminatorias do PF de corrida e Rainha da Velocidade,ocorridos no JCSorocaba.

A droga detectada, Boldenona (anabolisante), segundo o serviço anti-doping do JCSP, foi administrada aprox.45 dias antes das provas.

Todo ano ha uma transicao entre as provas ditas Paddock (medicacao liberada ate 7 horas antes das provas, quando os animais ficam encocheirados com um fiscal tomando conta) e as provas aonde se faz exame anti-dopping (feito no JCSP), acarretando casos como estes. Principalmete porque estes animais estao corendo sem anti-doping desde o começo do ano gerando um efeito acumulativo.

Qdo do meu comentario sobre dopping no ano passado salientei a nescessidade de sempre consultar um medico veterinario antes de se medicar um cavalo,justamente por causa deste tipo de situaçao.

As puniçoes serao decididas pela comissao de corridas do JCSorocaba na proxima reuniao da referida comissao e a puniçao, indepedente de quem sejam os proprietarios, sera com certeza exemplar como sempre: multa para o treinador e suspensao dependendo do grupo no qual se enquadra a droga, e desclassificaçao dos animais sem direito a qualquer premio , para o ultimo lugar.

Qto aos nomes dos animas e proprietario (s) ,resta nos esperar pela resolucao da comissao,ate la somente suposiçoes

Abracos a todos
02/07/2009
Sóciodaabqmeaptbnbha

Os assuntos dos últimos dias prenunciam muito mais que qualquer bombinha em "dose dupla", vai ser no mínimo quadrupla e mais intensa que BOMBA ATÔMICA, com data para explodir e vai ser no Nacional em Avaré, que vai ser quente nas pistas e fora dela, Chova até canivete aberto e faça frio de Polo Norte, o calor vai ser infernal e não somente nas pistas! Já imaginaram juntar tudo de uma vez: Inadinplencia / tombo da APTB/NBHA + Doping de Cachorro Grande de gente da ABQM + Substituição do Comando da APTB/NBHA + lançamento das Chapas Dr.Ovídio X Paulo Farha nas eleições da ABQM!!!!!

Vocês já viram o Editorial da última Revista QM que saiu ontem? Já viram o Dr. Ovídio chamando o Paulo Farha pro pau? Dizendo que "não é qualquer um" que pode ser presidente, ou seja, que ele é "qualquer um"? Será que o candidato da Oposição vai topar o Debate Público proposto no Editorial? E se topar, quem vai organizar? Não é o caso de pedirmos para que seja na frente de todo mundo no Nacional? Tem lugar mais PÚBLICO para nós que um Campeonato Nacional? Só se fosse na Rede Globo...mas aí também é demais para o nosso caminhãozinho de areia...não estamos com essa bola toda...
02/07/2009
Informante Sério de Sorocaba

Professor Áureo, nem tudo pode ser dito às claras como o senhor quer, infelizmente é assim. E por isso existe o Serviço de Denuncias Anônimas dos Orgãos Públicos, o sr, não conhece? Sabe porque existe? Pra protejer as pessoas, meu caro doutor, isso é elementar e é o serviço que também presta o Site da FNSL, ótimo! O que importa, sem dúvida, é se existe, se é verdadeiro ou não o fato denunciado, se o marginal ou a quadrilha denunciada foi presa ou não (no caso do 190 da Polícia).

Ou não é? A denuncia feita, diz que foi em uma "prova oficializada", isso já se sabe que não foi, foi muito pior! Começam os comentários que teria sido em uma Competição Oficial da ABQM, e que, de fato, o proprietário dos dois animais é gente "do time da pesada" da ABQM! Vamos ver como termina essa triste história, se vão apurar e ter peito de punir os (i)responsáveis! O que interessa, Sr.Aureo, é a defesa de nosso esporte, como quer o senhor e todas as pessoas de bem!
02/07/2009
O passarinho me contou.

Olá Thomas, pelo que comentaram no Centro de Treinamento os animais são de corrida. Parece que o dono tem até hoje para se manisfestar. Vamos ver se já temos uma Associação digna e madura, para caso o exame seja realmente positivo, o dono seja julgado imparcialmente e penalizado como qualquer um outro associado.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos