Quantas Passadas o Cavalo Deve Dar Por Dia?
02/04/2009
« Voltar

Quantas passadas um cavalo deve dar nos tres tambores por dia no maximo?

A resposta vai depender de com quem voce for falar.

Os americanos que vem ao Brasil tem uma opiniao muito forte que o cavalo nao deve passar mais que uma vez por dia - e se deve limitar a 3 dias seguidos o numero de passadas fortes. Joyce Loomis, LaTricia Duke, Charmayne James sao alguns nomes. Essa turma argumenta que o esforco fisico e mental que o cavalo faz e tao grande que ao passar mais de uma vez, o cavalo corre um grande risco de sofrer lesoes e ficar mentalmente esgotado.

Aqui no Brasil vemos alguns cavalos correrem 2x, 3x ate 4x no mesmo dia. Isso quando o cavalo nao corre baliza e tambor no mesmo dia! Isso nao se deve somente ao fato de o competidor querer passar na Amador,Jovem, Aberta, Feminino, etc mas tambem ao fato de a ordem de entrada ser muito cruel com os animais - isso mesmo em provas de 2 dias.

O numero grande de categorias favorece o crescimento do numero de competidores, mas nem sempre do numero de cavalos que acaba correndo em mais de uma categoria e pagando por isso.

Achamos que o cavalo deveria correr no maximo 2x por dia e isso se as categorias forem bem espassadas. Senao, o certo e ele correr 1x so.

Entendemos que o numero de inscricoes para os organizadores de provas poderia cair se todos pensassem assim.

Mas entendemos tambem que a longevidade dos cavalos iria aumentar ja que o numero de lesoes por esforco iriam cair.

Alguem tem uma opiniao a respeito desse "desafio" que o nosso esporte enfrenta?



Comentários
» Enviar seu comentário


03/04/2009
Marcelo B Santos

Tenho a mesma opinião de quem comentou a pergunta 1 x seria o ideal, porém se tiver que ser 2x é o limite.

Mesmo em cas durente treinos deve evitar aquela passação, cavalo muito exigido começa a ter raiva e em muitos casos pode perder o aminal por este motivo.

abarços

MBS
02/04/2009
hernani

Thomas

Como veterinario nao tenho nenhuma duvida 1(uma) ,apenas uma,nao mais que uma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E um crime sujeitar um atleta a se aquecer competir ,esfriar,relaxar,e depois aquecer,competir novamente etc,etc,etc........

Mas tambem sei que e inviavel,no nosso pais,algumas provas se tornariam inviaveis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Conclusao,o menor numero de passadas possiveis e nunca mais de duas.

Mas antes disso temos que ter horarios rigidos e ordem de entrada fornecida com antecedencia,para que possamos nos programar,como veterinarios e como competidores

Enfim falta muito para atingirmos o profissionalismo no tambor,mas tenho certeza que estamos no caminho certo,temos animais,arenas e discussoes como esta, que alertam todos para os problemas e duvidas

abraco
02/04/2009
Armando Moraes

Bom no meu modo de ver, também acho que os cavalos não precisavam passar por todo estes esforço em um dia só!

Acho que os afetam tanto fisicamente como mentalmente,pois o cavalo em uma prova ele não só passa 1,2,3 ou 4x como

também tem o desgaste de ficar fora de sua propria casa,os aquecimentos no decorrer do dia,stress da viagem.

Acho que duas passadas com tempo alternado, de uma passada para outra seria muito gratificante para eles.



Abraço Thomas e Roberta.

O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos