Como Ganhar $$$ Criando Cavalos
31/12/2008
« Voltar

Traduzido
Artigo por Don Blazer, autor, professor, treinador - de assuntos ligados a cavalos.

Para mais informacoes ou detalhes, acesse o site www.donblaser.com.

Achamos interessante este tipo de artigo por expor temas que nao vemos nas nossas publicacoes.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Voce nao consegue mudar a opiniao de um comprador de cavalos em potencial.

Uma vez que a pessoa tenha uma percepcao sobre alguma coisa, voce nao vai conseguir mudar ela mesmo com o uso da logica, fatos, estatisticas ou exemplos. A unica coisa que vai fazer a pessoa mudar de opiniao e ouvir e ver dos seus pares uma opiniao diferente por um longo periodo de tempo.

E e por isso que a maioria das pessoas perde dinheiro tentando criar e vender cavalos.

Criar cavalos e vende-los com lucro e o negocio mais dificil dentro da industria dos cavalos porque a maioria das pessoas vao criar pensando naquilo que eles acham que e bom - linhagem, cor, performance ou genetica. E isso vai fazer com que voce perca dinheiro quase toda a vez.

Oque VOCE acha pouco importa!

A percepcao do COMPRADOR e que importa.

Portanto, a primeira regra para fazer dinheiro criando e definir quem vai comprar o produto de sua criacao e porque eles estao comprando ou querendo esse produto!

O comprador quer um cavalo de tambor, conformacao, western pleasure, corrida ou de apartacao?

Nao importa oque o comprador quer, ele sempre vai ter uma percepcao. Voce como vendedor precisar saber oque ele pensa ou quer. Voce precisa ter o cavalo que vai satisfazer oque o comprador quer ou pensa.

Para se ter sucesso, acompanhe a onda (go with the flow!).

Para pegar essa onda, voce deve comecar com as matrizes corretas. A matriz e a mina de ouro (nao e essa a percepcao geral dos compradores, mas os fatos comprovam isso. A maioria acredita que o garanhao e o mais importante na escolha. Isso nao e verdade se voce quer ganhar dinheiro, mas e uma percepcao que tem que ser levada em conta).

A primeira regra sobre matrizes: a matriz deve ter um historico de performance. Va com a onda. Acompanhe o mercado. Se voce vai criar e vender animais de tambor, a matriz deve ter performance em tambor. Ter uma performance em corrida ou mesmo tendo uma linhagem de corrida nao e o suficiente. Nao ter nenhuma performance, seja de corrida ou tambor, e uma garantia que voce perdera dinheiro.

Aqueles que tentarem quebrar essa regra vao eventualmente provar que ela esta certa! O primeiro sinal sobre esse tipo de criador e o choro constante que "o mercado de cavalos nao esta bom no momento, precos estao caindo etc".

Se voce nao pode comprar uma egua ou matriz com performance (sao geralmente bem mais caras), voce vai ter que fazer a egua ter uma performance, e isso pode ser muito caro tambem! E e por isso que uma egua com performance e bem mais cara e e uma mina de ouro!! De qualquer forma voce vai ter que investir na egua! A maioria dos criadores tenta burlar essa regra e quebram ou fracassam como criadores!

A matriz ideal e aquela que tem performance e ja produziu um animal que performou!

O garanhao, e claro, deve ter com certeza, performance naquilo que voce se dispoe a fazer...cavalos de tambor! Um garanhao com performance em conformacao, corrida, apartacao, redeas ou qualquer outra modalidade e inutil para quem quer criar cavalos de tambor!! Se o garanhao e muito jovem para ter produzido ganhadores, voce ainda esta ok, mas e melhor, bem melhor se o garanhao ja tiver produzido campeoes!

Se voce vai tentar ganhar dinheiro criando cavalos, nao tente ser um especialista em genetica...voce nao esta criando para melhorar a raca, voce esta criando para vender cavalos e lucrar com a venda!

Com IA (inseminacao artificial) e semem enviado disponivel em quase todas as racas, o problema de localizacao geografica do garanhao perde importancia, e so voce pesquisar que vai achar o garanhao certo para voce na sua regiao!

Se voce nao tem nem o garanhao nem as matrizes certas para criar com lucro, fique fora da criacao e seja um proprietario.

Criar com eguas normais ou medianas e com qualquer garanhao vai gerar prejuizo para voce e o aumento de cavalos indesejados - um destino cruel para esses cavalos!

A percepcao que criar cavalos e um negocio rentavel e bem difundida por ai, mas pode apostar, nao e verdadeira.






Comentários
» Enviar seu comentário


14/11/2010
David pressato

Ler oque você escreveu foi uma coisa q me ajudo muito nas vendas dos animais que tenho !



muito interesante oque vc diz.. obrigado pelas dicas .
12/01/2009
alex josé bicudo teixeira

Eu acho que o caminho é esse mesmo.hoje o mercado de cavalo exige muito dos criatórios profissionais, Mas ,tem muita gente vendendo "buxa" ai no mercado ,falta mais de profissionalismo . com o tempo esses "vendedores" cai á tona. Achei super válido este artigo,com certeza vai abrir muita "cabeça" por ai a fora.
07/01/2009
Bruno Mabilia

Olá Thomas. Achei a matéria muito interessante porque todos nós que criamos cavalos, seja apenas um onde depositamos toda nossa energia ou um proprietário de um grande haras sonhamos em ganhar dinheiro com os nossos animais. É muito importante saber dos riscos, que são muitos, e das dificldades de criar cavalos.

Deixo um aviso para os leitores e uma coreção. O site correto é www.donblazer.com e realmete tem muitas informações interessantes.



Meus parabéns à FNSL pelo serviço prestado com esse blog e, é claro, ao incrivél sucesso que vocês tem nas pistas.



Um grande abraço.

Bruno Mabilia
04/01/2009
Bruno José Ribeiro

Gostei muito da matéria, e realmente o mercado é quem dita as regras. Mas acho que também vale acrescentar o que vejo como treinador, se você é um criador e acredita no potencial de seus animais, mesmo sem que eles tenham se provado em pista, vá até o fim e faça com que eles se tornem animais de competição. Pois é muito fácil ser criador e somente vender potros, grandes criadores são aqueles que vão até o fim.

Criadores que utilizam grandes linhagens, super valorizadas em leilões e não colocam seus produtos em pista, também vão ficar de fora. Por isso temos que ter em mente que os criadores devem ser mais participativos nas provas, pois é lá que tudo se realiza. Existem muitos que se empenham para a realização de eventos, mas se todos se preocupassem como somente alguns hoje o fazem o mundo das provas equestres seria ainda melhor.

Parabéns aos criadores que já incentivam e organizam grandes provas, e vamos nos esforçar para trazer cada vez mais gente com este pensamento, isso na minha opinião também coloca o mercado pra frente.

Um abraço a todos

Bruno.
01/01/2009
vilson martins rigo

achei muito interesante a materia,so acho que precisava mais informacoes pra ser lida e analisada.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos