Mormo Adia Varios Eventos
10/09/2008
« Voltar

O surgimento de um cavalo mestico infectado com mormo em Santo Andre esta paralisando os eventos equestres. O Potro do Futuro Paint que seria realizado em Bauru neste final de semana ja foi cancelado.

Aparentemente o Potro do Futuro da ABQM tambem sera adiado - a diretoria ira definir uma nova data nos proximos dias, sendo possivel que seja jogado para dezembro.

Manteremos os amigos do site informados.

Veja abaixo a noticia completa:

São Paulo registra caso de Mormo
08/09/2008 - 22h49min

O turfe brasileiro está em alerta (do site raialeve.com.br)

O turfe brasileiro está em alerta. Um cavalo mestiço foi diagnosticado com mormo (Glanders) no último dia 5, em Santo André, São Paulo. Há mais de 60 anos não era registrado um caso da doença no sudeste. O Ministério da Agricultura não se pronunciou sobre o assunto, mas a medida de praxe é a proibição do trânsito de eqüinos da região por um período determinado.

Mesmo não sendo um PSI, dependendo da abrangência e do tempo da proibição, a medida poderá atingir em cheio o turfe. O Grande Prêmio Latinoamericano está marcado para março em Cidade Jardim, e tem a expectativa de reunir animais originários de diferentes países do continente. A curto prazo a medida também causaria prejuízos, pois restringiria o trânsito de animais nos estados brasileiros.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil reportou o caso de Mormo a OIE (World Organisation For Animal Health) neste domingo, dia 7. A organização internacional declarou que a origem da doença é desconhecido e que as autoridades brasileiras irão eviar relatórios semanais sobre o controle aplicado. A OIE afirmou que não é possível declarar o evento resolvido até que esses focos individuais sejam investigados e sanados.

Os sintomas clínicos do mestiço começaram a ser investigados pelos veterinários da Universidade de São Bernardo do Campo no dia 15 de agosto, mas o diagnóstico de Mormo só foi confirmado no dia 3 deste mês.

O animal infectado foi abatido no dia 5 deste mês. Segundo a OIE, as autoridades veterinárias de São Paulo tomaram todos os procedimentos de higiene e de armazenamento do corpo necessárias. O mestiço portador de Mormo tinha 7 anos e vivia na divisa entre Santo André e São Paulo com outros 33 cavalos, que até o momento não apresentaram sinais clínicos da doença.

O hospital universitário onde o infectado foi diagnosticado está de quarentena devido à presença de uma égua, que não apresentou os sinais da doença. A fêmea era utilizada em pesquisas praticas de medicina veterinária.

Confira o documento expedido pela OIE:

http://www.oie.int/wahid-prod/reports/en_imm_0000007325_20080907_173208.pdf

por Débora Almeida




Comentários
» Enviar seu comentário


10/09/2008
Marília Cunha Frayha

Oi Thomas....

Pois é.... o Mormo reapareçeu... o que ninguem sabe é que desde 20 de Setembro de 2001 com instrução normativa de 05 de Abril de 2004 uma lei obriga qu será exigido para se tirar 1 GTA o exame negativo de mormo, assim como o negativo de AIE...então diz a lei....todos os equideos egressos no estado de SP , para transito intra e interestadual, independente do destino ou finalidade deverão acompanhar o GTA e documentos zoosanitarios para fiscalização.

O GTA somente será emitido mediante a apresentação do resultado negativo de mormo e AIE e com atestado veterinario de ausencia de sinais clinicos da doença mormo.

No dia 08 de Setembro de 2008 antes de ontem...foi aberta uma resolução SAA - 44 considerando o mormo uma doença de peculiar interesse do estado de SP e considera a necessidade de proteção do rebanho equideo paulista mediante adoção de medidas de defesa sanitaria animal .

Então ...todos nós que corremos provas em diversos lugares...em varios finais de semana....devemos nos preocupar mais com nossos animais de competição....devemos nós nos preocuparmos UM POUCO MAIS COM ELES que nos dão tantas alegrias fazendo todos os exames que descartam infelicidades para o futuro...(no caso do mormo , o sacrificio do animal especifico e de todos animais a sua volta também) para a sua prova independente de data lembresse que alem de GTA, AIE vc deve exigir o mormo que podera apareçer depois algum tempo no animal contaminado...(ele fica incubado e quando cai a resistencia desse a doença apareçe). O exame tem validade de 2 meses assim como o AIE só é mais chatinho porque somente poucos laboratórios fazem...eu sei que em SP quem faz é o Paddock.

É isso aí...VAMOS CUIDAR!!!

Marília
10/09/2008
Dani Silva

Olha como sempre vcs nos deixando informados sobre o que acontece no mundo equestre,

Por isso peço que continuem de olho nesse triste caso, e nos mantenham informados ok

Bjos
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos