Entendendo o Indice de Velocidade
21/08/2008
« Voltar

Muitos nos perguntam sobre a importancia do indice de velocidade ou como ele e medido. Para entender esta questao, sugerimos ler o texto abaixo que tem como fonte o Jockey Clube de Sorocaba.

Índice de Velocidade

O QUE SIGNIFICA E COMO VOCÊ DEVE USÁ-LO PARA AVALIAR UM CAVALO

Sempre ouvimos sobre Índices de Velocidade. Os famosos AA, AAA ou AAAT, que são inscritos após o nome dos cavalos.

O que eles significam?

Um cavalo recebe um número de Índice de Velocidade cada vez que ele corre numa pista reconhecida pela ABQM. Ele é um Registro de Mérito em Corrida dado pela ABQM.
Como as pistas de corrida são diferentes, os tempos variam um pouco de pista para pista e o sistema I.V. (que segue as regras da American Quarter Horse Association (AQHA) foi desenvolvido como um meio de comparar cavalos de corridas nas diferentes pistas.

O I.V. freqüentemente colocado após o nome do cavalo, como por exemplo, Dash For Cash AAAT 114, é o maior índice obtido por este cavalo durante a sua carreira.


Como é definida a Tabela de Índice de Velocidade?

De acordo com as regras da AQHA e da ABQM, a cada ano e para cada pista reconhecida, a ABQM seleciona os três melhores tempos em cada distância (sem repetir o animal) em cada um dos três últimos anos e tira a média destes nove tempos, para encontrar então o tempo que representará o novo índice de Velocidade 100.

Por que não usar o mesmo índice para todas as pistas?

Porque o piso, as condições atmosféricas variam de lugar para lugar. Acima, apresentamos Tabela de Índice de Velocidade a ser utilizada em 2002, no Jockey Club de Sorocaba. Conforme explicado, foi elaborada tomando-se a média dos três melhores tempos em cada distância nos últimos três anos. Esta média, significou I.V. 100.

Importante: Como Julgar o Potencial do Cavalo baseado na Tabela de Índice Atualizada!

Lembre-se sempre que a Tabela I.V. é baseada nos tempos corridos pelos MELHORES CAVALOS. Aqueles que obtiverem Índices de 70 a 90 são bons, 80 a 89 são velozes, na faixa dos 90 são realmente rápidos e 100 ou mais são excepcionais. Se ele corre e obtém I.V. 100, igualou a média dos tempos dos melhores cavalos que já correram naquela pista. Passando de 100...

Informamos que a tabela de Índice de Velocidade foi ampliada e passa agora a conter Índices de Enturmação de 79 à 60 para os animais que não obtiveram IV.

Os índices de 60 à 79 não conferem registro de mérito, servirão apenas para classificar os animais com tempos semelhantes enturmando-os nos páreos comuns ou torneios com equilíbrio de peso, dando chance a estes animais de vencerem porque correrão com animais da mesma categoria.

Ex: animal que marcou nos 301 metros 17.39” (sem IV) iria correr com animal que fez 17.72” (sem IV). Com a nova tabela estes animais ficarão com índices de enturmação 79 e 68 respectivamente, sendo enturmados em páreos diferentes.

Os critérios utilizados na elaboração e aplicação da tabela são os mesmos da tabela anterior com animais sendo enturmados sempre pelo maior índice obtido.





Comentários
» Enviar seu comentário


10/09/2008
Marília Cunha Frayha

Só para deixar postado que o pai da BRASITA MOON ZO o

ZEVI CRC tem IV120...o maior que existe!!! O indice maximo...

Ele foi o melhor corredor no ano dele - 1994...

Hoje ele passa geneticamente essa "correria" para seus filhos...tendo entre alguns deles que correram IV 110, 94, 118, etc...

No tambor a velocidade da Brasita é outro exemplo e na vaquejada outros animais estão se destacando com força e velocidade.

Marília

Marília

22/08/2008
jaime torres

Thomas, Valeu era esse material que estava procurando!!! obrigado.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos