Leia a Opiniao da Joyce Loomis Sobre Linhagens de Tambor
10/11/2008
« Voltar

A grande campea Joyce Loomis Kerneck responde qual a opiniao dela sobre as linhgens vencedoras nos tres tambores. Leia e vaje que ela faz referencia ao Designer Red, que chega a terrinha em breve.


Qual a linhagem que esta em alta no momento na modalidade tres tambores nos EUA?
Os melhores garanhões foram recentemente eleitos. São eles: 1) Dash Ta Fame SI 113, 2) Designer Red SI 87, 3) Frenchmans Guy (no correu), 4) Vital Sign SI 105, 5) Dash For Perks SI 93. Esta lista foi tirada da SPEEDHORSE Racing Report e so inclui produtos que correram os potros do futuro. SI seria o Índice de Velocidade na corrida.

Os cavalos da linhagem de corrida estao dominando a cena no Brasil, especialmente devido a quebra do recorde para uma pista official pelo Victory Fly. Qual a sua opinião sobre o uso da linhagem de corrida na modalidade três tambores?
Quando recordes são quebrados, as pessoas tem uma tendência natural de procurar aquilo que esta dando certo. Eu so trabalho e treino com cavalos que tenham uma linhagem de corrida porque eles dominam de forma clara aqui nos EUA Em 1997, um cavalo chamado Wilky Nick Bar apareceu. Ele foi o único cavalo na historia que ganhou todas as corridas no World Championship Futurity. Ele também ganhou o AQHA Futurity. Ele era fechado em corrida, seu pai era um QM de corrida e sua mãe uma puro sangue inglesa- PSI (Staunch Avenger). Muitos então começaram a fazer o cruzamento de PSI com QM de corrida e eu acredito que o Wilky Nick Bar foi o comeco de tudo isso. Eu tenho dois animais no haras que são produtos de QM com PSI. Eu fiz o cruzamento de duas éguas QM de corrida com um PSI que ganhou US$500,000 em prêmios e correu o quarto-de-milha tão rápido como os QM. Eles são muito poderosos para andar e tem uma velocidade impressionante. Não são fácies de treinar como os QM de corrida puros, e uma pessoas descordam de mim!

Voce acredita no cruzamento de cavalos de corrida com cavalos de apartacao/rédeas? Os cavalos com linhagem fechado em apartação/rédeas estão ganhando nas provas de tambor nos EUA?
Hoje, isso iria depender para qual D você esta fazendo o cruzamento. Eu, por exemplo, faço o acasalamento e treinamento para cavalos que irão, se tudo der certo, ir parar nas finais do National Finals Rodeo e farei o acasalamento em cima daquilo que esta dominando nas provas. Você nunca sabe de onde vem o próximo campeão, mas na sua maioria eles vem da linhagem de corrida. Sim, existem alguns cavalos fechados em apartação ganhando, mas você tem que se lembrar que aqui existem ate 8 divisoes (D) nas provas. Os cavalos de rédeas hoje estão sendo treinados para manterem um linha de pescoço muito baixa, e isso não funciona para um cavalo que tem que correr muito! Nos não estamos vendo hoje cavalos da linhagem de rédeas no tambor como víamos antigamente.

Oque voce procura num cavalo para a modalidade de tres tambores? Como você pesa na sua decisão a questão velocidade vs habilidade na virada do tambor?
Eu sempre procuro um cavalo bem balanceado na sua conformação. Eu gosto de um jarrete baixo e quartelas pequenas. Eu quero que o seu casco seja grande o suficiente para agüentar o seu corpo. Muitos dos cavalos de corrida estão ficando com os pés/mãos cada vez menores! Que quero que os pés/mãos sejam proporcionais ao seu corpo. Eu gosto de uma linha de dorso curta e um linha de baixo comprida, com um pescoço alinhado e comprido com um pouco de espaço na garganta (2 dedos). A questao velocidade vs habilidade tem muitos pros e contras. O SI (índice de velocidade) foi desenvolvido para que se pudesse comparar os cavalos e sua velocidade em pistas individuais. Ele não nos diz se o cavalo e capaz de reunir, focar no tambor, sair da porteira com grande velocidade e girar os tambores mantendo aquela velocidade e finalmente ser mentalmente apto para que ele possa ter uma longa vida como esportista. Eu já vi muitos cavalos que saíram das pistas de corrida com ótimos índices de velocidade e quando foram para os futurities não vingaram como bons cavalos de tambor. Em contra-partida eu vi o Designer Red SI 87 que provou que pode correr e ganhar dos melhores cavalos no tambor mesmo tendo um SI baixo. Ele foi o cavalo do ano pela BFA, Campeão Mundial e hoje esta provado como um reprodutor. A verdade e que os cavalos precisam de velocidade e habilidade nas arenas para poder reunir e sair rápido e assim terem alguma chance de vitória.



Comentários
» Enviar seu comentário


Ainda não existem comentários para esta notícia.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos