Yuri: Explique o No-Doping...
01/07/2008
« Voltar

Yuri, voce poderia gentilmente explicar para a turma do site o que vem a ser o NO-DOPING?

Sugestao as pessoas que escrevem ao site: Escreva menos em forma de pergunta e mais em forma de afirmacao. A nao ser e claro que alguem tenha uma pergunta!

FNSL

Nota: Obrigado Yuri!! Assim aprendemos e compartilhamos o aprendizado!



Comentários
» Enviar seu comentário


01/07/2008
RAFAEL SIMÕES

Muito bom Yury !!!

Disso eu não sabia.

Pra quem corre com o animal "são" vai ficar cada vez mais difícil.

abraço
01/07/2008
gabriel

Sr.Yuri , PARABENS PELA EXCELENTE EXPLICACAO SOBRE O NO - DOPING !!!!!!!!!!
01/07/2008
Yuri M. Borges

Primeiramente, gostaria de esclarecer que não estou julgando ninguém. Apenas comentei sobre o no-doping, para deixar bem claro que existe SIM um lado negro nas competições.



Bom, o No-doping seria um anabolizante com a mesma função do doping comum, porém, com uma grande vantagem: ele não é flagrado durante os exames anti-doping. Isso acontece muito em cavalos de corrida, nos jockeys de todo o Brasil, onde os animais recebem doses significativas de hormônios para hipertrofia muscular. As aplicações destes hormônios são feitas até certa idade do animal, entretanto, quando os animais entram na temporada de competições, são utilizados hormônios No-doping, cuja função é aumentar o desempenho do animal e não ser flagrado durante os exames pré (raros) e pós-competição (anti-doping).



Hoje, como forma alternativa para aumentar o desempenho do animal (os famosos suplementos vitamínicos), já existe produtos na linha de nutrição que são nomeados como NO-DOPING (não acusam nos exames anti-doping, mesmo aumentando aumentando o desempenho), porém, a composição química destes não tem nada a ver com os anabolizantes utilizados e nomeados também como No-doping. Lembrando que os suplementos vitamínicos são compostos por aditivos nutricionais e os anabolizantes são compostos basicamente por hormônios injetáveis.



Para que os animais possam apresentar todo o seu potencial, deve-se unir genética, treinamento e principalmente nutrição/saúde animal.

Assim como aquela famosa frase diz: “nós somos o que nós comemos”, isto acontece também com os animais. Com relação à nutrição, uma boa alimentação com feno, alfafa, e uma excelente ração balanceada já são mais que suficientes para um animal atleta, não necessitando de suplementos vitamínicos ou anabolizantes.



Realmente os animais com linhagem de corrida vêm apresentando excelentes resultados nas competições de três tambores, mas o que deve ser esclarecido é que infelizmente ainda existe seres humanos com ganância, ou seja, mesmo sabendo que os animais de corrida já possuem um desempenho absurdo, estas pessoas querem ultrapassar o limite do animal, podendo causar sérios danos como: ataque cardíaco, hemorragia pulmonar, etc.



Como já foi falado, o exame anti-doping deve ser feito em todas as competições promovidas por associações (APTB, NBQM, etc.), assim como a ABQM faz.

Tendo conhecimento que os exames anti-doping são extremamente caros, sei que as associações pensam duas vezes antes de gastar dinheiro com isto, mas sei também que as grandes associações que estão promovendo competições de alto nível teriam condições suficientes para promover exames anti-doping em larga escala.



É importante recordar que: “Quem não deve, não teme...”, portanto, as más ações ficam para quem as faz.



Abraço

Yuri M. Borges

O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos