Charmayne James - Qual a Melhor Linhagem para o Tambor?
17/11/2008
« Voltar

Charmayne James e uma lenda viva dos três tambores nos EUA. Ela classificou 19x para as finais do National Final Rodeo e foi 11x campeã mundial. Um recorde.

E isso foi feito em basicamente um cavalo (10x), o melhor e mais famoso cavalo de tambor da historia da modalidade, Scamper (um castrado que recentemente foi clonado e hoje temos o garanhão Clayton sendo uma copia genética perfeita).

Este site ira de tempos em tempos trazer o que o seu livro "Charmayne James - On Barrel Racing" tem de interessante ou educacional na avaliação da FNSL.

Começamos essa serie de comentários com um dos assuntos que mais interessam hoje em dia - afinal qual linhagem e a melhor para os três tambores? Qual o melhor sexo para o cavalo de três tambores?

Qual é a Melhor Linhagem?

Quando se vai comprar um cavalo, não compre qualquer animal que esteja disponível. Suas chances serão maiores se você escolher um cavalo que tenha a velocidade e habilidade de fazer aquilo que você quer que ele faca. Sempre irão existir exceções, mas na maioria dos casos, escolha um pedigree que é reconhecido por fazer bons cavalos de tambor e aumente sua chance de ter sucesso.

Charmayne gosta de ter sangue de linhagem de corrida, ou mesmo PSI nos seus animais. QMs de corrida aparentemente tem articulações que sao maiores e mais fortes que os QMs da linhagem de boi (apartação, rédeas por exemplo). Para ela, faz sentido pelo fato de a articulação ser maior, que problemas relacionados à cartilagem sejam menores. E no tambor isso e fundamental.

Na maioria dos casos, Charmayne evita por completo cavalos da linhagem de apartação. Para ela, eles sao muito sensíveis (sentimentais), sao ótimos na condução e por serem inteligentes aprendem rápido. Porem, eles passam uma falsa sensação de velocidade por serem muito habilidosos e rápidos. Rapidez não quer dizer velocidade. Mais importante, eles não tem o galão necessário para correr e fazer a fotocélula parar. Uns sao tão sentimentais que eles não levam desaforo e, portanto sao difíceis de lidar. O cruzamento com a linhagem de corrida ajuda em melhorar a parte do fôlego e das articulações na sua avaliação.

Existem ótimos cavalos de vários tipos de cruzamento, mas alguns sao reconhecidos por fazerem de forma consistente ótimos cavalos de tambor. Em sua opinião os melhores sangues para os três tambores sao: STREAKIN SIX (no Brasil pai de A Streak of Cash) e Truckle Feature, ambos campeões da linhagem de corrida e excepcionais produtores enquanto garanhões.

Streakin Six: Cavalos de ótima conformação, velocidade e mentalmente fortes, não sendo sentimentais.

Truckle Feature: Sao muito fortes fisicamente e mentalmente, inteligentes e tranqüilos de treinar.

Sexo: Fêmea ou Macho?

Charmayne teve uma égua que teve sucesso como um animal de tambor. Por mais que ela gostasse dela, sua preferência e pelos machos castrados devido às alterações hormonais que as éguas sofrem quando estão no cio. Em grande parte, ela teve sucesso com machos castrados por eles serem naturalmente mais consistentes e estáveis. Ela e da opinião que o macho castrado aceita de forma muito mais tranqüila os treinamentos de correção.

Viajar com machos castrado também e muito mais tranqüilo que viajar com garanhões ou éguas. Um macho castrado não precisa de baia especial já que ele pode ficar tranquilamente ao lado de outros cavalos.

Vários treinadores e competidores não gostam de éguas como animais de performance, mas se ela se provar uma ganhadora, vale a pena o trabalho extra e duro que vira com ela.

Porem, na sua avaliação, a égua não aceita desaforo ou desculpas. Enquanto umas não vão bem quando estão sendo disciplinadas, outras não aceitam a pressão. Éguas também ficam "de mal" por mais tempo que os castrados. E finalmente, os hormônios podem atrapalhar e muito o dia-a-dia do treinamento e principalmente nos dias de prova. Algumas éguas sao piores que as outras durante o cio. O cio tem que ser administrado para que o ciclo seja correto e não leve a égua a ficar estressada alem do normal.

E os garanhões? Por sua natureza, os garanhões sao obviamente mais agressivos que as éguas e os castrados. O seu instinto demanda atenção continua de tudo que se passa a sua volta. E isso pode atrapalhar quando você quer que ele fique focado no seu dever, isso e correr nos três tambores.

Os garanhões, tipicamente sao mais fortes, mostram enorme interesse e isso ajuda muito quando as viagens sao longas e o calendário e pesado. Mas ele tem de fato um senso de proteção territorial muito forte. Algumas pessoas acreditam que o modo de se ganhar o respeito de um garanhão e sendo mau com ele, ou melhor, batendo nele, quando na verdade você deveria ser exatamente o oposto disso. Você tem que tratar dele muito bem e eles tem que confiar em você. Porem, você deve ser o cavalo alfa com eles, ou seja, ser muito disciplinado com as fronteiras territoriais do garanhão. Você não pode dar moleza, senão eles se aproveitarão dessa fraqueza.

Espero que esse artigo seja de algum valor para você leitor. Ate à próxima!



Comentários
» Enviar seu comentário


Ainda não existem comentários para esta notícia.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos