Lamentável fato ocorrido
24/07/2012
« Voltar

Durante o 35 Nacional ABQM em Avare ocorreu um fato lamentavel para os amantes do esporte de tres tambores.

Na vespera de correr a grande final da categoria Aberta Senior, dia 20 de julho, o cavalo Victory Fly VM foi vitima de uma sabotagem inimaginavel.  Apos um exame de rotina realizado, nossa equipe de manejo e veterinaria constatou, espantada, um odor caracteristico da substancia “DIMETILSULFOXIDO” ou mais conhecida como DMSO.  A substancia serve como veiculo para qualquer outra substancia dopante porem por si so ja serve como droga nao permitida pelo anti-doping da competicao.  Alguem, de alguma forma, contaminou o Victory, ja que nossa Equipe nao medicou ele com essa substancia.  A indignacao maior fica por conta do atentado a integridade fisica do Victory Fly, indefeso dentro de uma baia.  Que covardia.  Porque alguem faria isso?  Para que finalidade?   

 

A FNSL decidiu que seria melhor nao correr o Victory Fly na final para nao expor o animal ja que ele era um dos favoritos ao titulo que ja ganhou tres vezes em sua brilhante carreira.  Para nos da FSNL a integridade fisica Victory Fly vale mais que um titulo.  Como planejado pela FNSL, este foi o ultimo evento promovido pela ABQM que o Victory correu.  Foi feito um Boletim de Ocorrencia na Delegacia de Avare (No.3365/2012).  Informamos tambem imediatamente a  Presidencia e Diretoria de Esportes da ABQM e ao veterinario responsavel pelo evento Dr Reinaldo de Campos (Equine Center) o fato ocorrido para que possa ser feita uma investigacao da forma mais apropriada possivel.

 

A sensacao de impotencia e impunidade que vivemos em outras situacoes agora chega infelizmente a nossa raça e modalidade tao querida.  O medo e a inseguranca dos proprietarios de animais nos eventos so vai aumentar apos este evento deploravel.  Teremos agora que contratar segurancas para ficarem nas baias 24 hrs de plantao?  Teremos que ter mais essa despesa financeira e mais importante emocional de a cada minuto ter que pensar na integridade fisica de nossos animais?  Isso tudo e muito triste para a raça QM e os amantes da modalidade que mais cresce, a de tres tambores.  A FNSL acha importante registrar este acontecimento de forma clara e objetiva como sempre fazemos -  para as coisas boas e ruins que acontecem.  Melhorar o que esta dando certo e corrigir o que esta dando errado e fundamental para que possamos continuar evoluindo.




Comentários
» Enviar seu comentário


05/08/2012
thiago mattos

Thomas

Ja houve alguma forma de pronunciamento da ABQM e dos responsaveis pelas acomodacoes no local? como todos aqui, repito que tal fato nao pode passar sem punicao ou sequer investigacao. Nos atualize se houve algum pronunciamento
03/08/2012
João Paulo Lima

Eu acho que uma simples medida pode conter estes atos prejudiciais ao esporte. A ABQM deveria instalar camêras nos setores de baias e contratar pessoas responsáveis para gerir a parte de segurança, Pois já existe a dificuldade do competidor em viajar longas distâncias, altos custos com funcionários e transporte, cuidados com o animal, adicionar o item "segurança particular para animais" nestas despesas é totalmente inválido, pois, na minha opinião, os organizadores são os verdadeiros responsáveis pela segurança do público, participantes e principalmente dos animais, que são a atração principal.
27/07/2012
thiago mattos

nao somente lamentavel, como passivel e necessaria uma investigacao, pois um evento deste porte de uma associacao grande como a abqm, e com o maior cavalo da atualidade nao pode ficar impune. Roberta e thomas meu apoio a voces que sao pessoas serias e comprometidas com a raca e o esporte
26/07/2012
Pedro

Este fato não pode ficar restrito a comentários neste blog, a ABQM tem que se manifestar, vamos todos cobrar atitude.
26/07/2012
Vitor

Diante este ocorrido tão triste, me pergunto qual será a postura da ABQM sobre essa situação, talvez ela não de a mínima, talvez venha se pronunciar ( o mínimo a ser feito), não pelo fato ter ocorrido ao Victory, um animal de grande importância na atualidade, mas sim, em respeito a todos os criadores e competidores ali presentes. E se tal fato tivesse ocorrido ao animal de alguém da diretoria, qual seria a atitude a ser tomada. E por que o Victory? Sendo que o grande favorito do nacional, e o extraordinário Fishers. Muitas duvidas pairam no ar, só nos resta aguardar, e torcer para que fatos tão desagradáveis como esse não voltem a ocorrer!
25/07/2012
Maeda

Caro Thomas, isso é Gravissimo! Ainda que você tem esse meio de comunicação com a "FAMILIA" do Tambor, ja ouvi algumas experiências negativas dessa magnitude bem como outras como: Arrebentarem as correntes que geralmente são usadas para se ter certa segurança com relação aos animais, que muitas vezes são violadas durante a noite e simplesmente abrem as portas para os animais sairem pelo recinto, que na maioria das vezes fazem isso com garanhões, e por ai vai...
Pergunto eu porque a ABQM Não toma as devidas providencias em se ter uma area isolada com vigilância 24hrs, sendo so uma entrada e uma saida, até porque a maioria dos tratadores, vamos se dizer assim, cujo o qual são responsáveis pela higiene diária da (s) baias e do (s) animais durante os eventos, se quer se preocupam com os mesmo, não estou generalizando, mas em sua grande maioria ficam preocupados com outros afazeres ao invés de se preocuparem com seus animais.
Outro ponto é que todos se preocupam com as condições das pistas, acampamentos, etc... E as condições que ficam os grandes ASTROS DO SHOW? Se investe altas somas em animais, equipamentos, meios de transportes, ja param para pensar nas condiçoes que eles ficam na maior parte do tempo do evento?
25/07/2012
Susi

O que seria uma despedida se tornouum pesadelo, lamentável o que a inveja faz!
24/07/2012
robson

Lamentavel, ja passei por isso em outra raça. Agora chega no quarto de milha.
O Blog (painel de notícias) da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes é um espaço criado para a divulgação de informações e troca de idéias, permitindo, inclusive, a participação de terceiros por meio de comentários. A opinião expressa nos comentários reflete a opinião do autor e, não necessariamente, representa a opinião da FNSL. A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes não se responsabiliza pelo teor destes comentários. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do visitante que enviá-lo, sendo o número IP, data e horário da postagem armazenados em nosso sistema.
Fazenda N. Sra. de Lourdes - Jaguariuna:(19) 3867-1226. (11) 3071-3866 | Fazenda Estrela do Sul - Uberaba:(11) 3071-3866 . (34) 9960-6172
Desenvolvido por Mercado de Cavalos